O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.creatorFerro, Bruno Rogério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:32:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:32:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21806-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654921-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the development and implementation of an educational game titled "Super Trump: Fruit Salad" that addresses the theme vitamins, for students of the 8th grade of elementary school as an instrument coupled with pedagogical teaching practices, assisting in the teaching process learning and promoting healthy eating through the awareness of students in a dynamic and fun way in the school environment. The project was developed based on the traditional game, already on the market Super Trunfo® cards. It was conducted in four stages: review of content, general rules of the game, the game application and a questionnaire. The results revealed that a significant number of students approved the proposal, which they felt motivated and interested in the integration of this methodology in classes, favoring the development of numerous skills. Therefore, we consider the use of playful, through educational games as a viable alternative to be used in science education, contributing to a significant student learning.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático intitulado “Super Trunfo: Salada de Frutas” que aborda o tema vitaminas, para alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental, como instrumento aliado a pratica docente pedagógica, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e na promoção da alimentação saudável através da conscientização dos alunos de forma dinâmica e divertida no ambiente escolar. O projeto foi desenvolvido baseado no jogo de cartas tradicional Super Trunfo®, já existente no mercado. Foi realizado através de quatro etapas: revisão do conteúdo, regras gerais do jogo, aplicação do jogo e aplicação de questionário. Os resultados revelaram que um número significativo de alunos aprovou a proposta, onde se sentiram motivados e interessados na inserção dessa metodologia nas aulas, favorecendo o desenvolvimento de inúmeras habilidades. Sendo assim, considera-se a utilização do lúdico, através dos jogos didáticos como uma alternativa viável a ser utilizada no ensino de ciências, contribuindo para uma aprendizagem significativa dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleO ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.