Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWojslaw, Eliane Bianchi-
Autor(es): dc.contributorWojslaw, Eliane Bianchi-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorJuliano, Joice Maria Maltauro-
Autor(es): dc.creatorFurtado, Magna Suely Santos Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:32:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:32:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654895-
Descrição: dc.descriptionBe literate is everyone`s right, however just few among the population have acess to this right. In this situation, we recognize the lack of knowledge about the methods to literate is a hindrance to consolidate a wide literacy. This completion of course work has as wide objective analise literacy methods and their efficiency in the students learning process in the most effective social practice of reading and writing. The especific objective was conceptualize the literacy and it implications in the learning process; analise public policy focused on literacy and research aboute the formation route of the literacy teachers. For this, the chosen research was qualitative and with focus on descritive research; the major collect instrument was the bibliography research by collecting theoric referencial data about the Teaching of reading and write and Literacy. Finally, what was intended is to contribute to the development of actions focused on the formation process of the teachears, allowing, especially, a reflexion relating to the practices executed in classes room`s.-
Descrição: dc.descriptionSer alfabetizado é um direito de todos, mas a uma pequena parte da população tem sido cerceado este direito. Diante desta situação, percebeu-se que a falta de conhecimento sobre os métodos de alfabetização seria um dos empecilhos para consolidação da alfabetização. Este trabalho teve como objetivo geral analisar os métodos de alfabetização e sua eficácia no processo de aprendizagem dos alunos na forma mais efetiva nas práticas sociais de leitura e escrita. Os objetivos específicos foram: conceituar alfabetização e letramento e suas implicações no processo de aprendizagem; analisar as políticas públicas voltadas para alfabetização e pesquisar o percurso formativo do professor alfabetizador. Para tanto, a pesquisa escolhida foi de caráter qualitativo com enfoque na pesquisa descritiva; o principal instrumento de coleta foi à pesquisa bibliográfica por meio da qual se coletaram os dados de referencial teórico sobre Alfabetização e Letramento. Enfim, o que se pretendeu foi contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para o processo formativo dos professores alfabetizadores, permitindo, sobretudo, uma reflexão quanto às práticas executadas na sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores alfabetizadores-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectReading teachers-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleAlfabetização e letramento: desafios contemporâneos-
Título: dc.titleLiteracy and literacy: contemporary challenges-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.