Ação afirmativa para a agricultura familiar: uma avaliação da política pública implementada pelo campus Concórdia/IFC para acesso ao curso técnico em agropecuária

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4224600108048834-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Hilda Alberton de-
Autor(es): dc.contributorRasoto, Vanessa Ishikawa-
Autor(es): dc.contributorZientarski, Clarice-
Autor(es): dc.creatorMarchesan, Francieli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:32:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:32:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654884-
Descrição: dc.descriptionIn the last decades, there has been a considerable expansion of public policies implemented in Brazil, which aim mainly at the conquest of rights, the reduction of social inequalities and the improvement of the quality of life of the population. Many of these policies turn to education, because this area is considered fundamental to socioeconomic development, as well as the finding that educational inequalities correspond to the income inequalities and living conditions of a nation. However, regardless of the area to which they refer, all public policies must pass through the evaluation stage, since this is the instrument that allows better management of implemented programs, optimizing public resources applied, controlling government actions carried out and disseminating results to society. In this sense, the present work aims to analyze the public affirmative action policy for family agriculture implemented by the Campus Concordia of the Federal Institute of Education, Science and Technology Catarinense, to access the Technical Course in Agriculture, from a perspective of social inclusion and educational. In order to do so, a theoretical approach on public policies, its different typologies and cycle, public social policies, among them the educational ones, and a survey on the institution, course and adopted policy, objects of this study are carried out. The methodology used is based on a qualitative-quantitative research, through an institutional case study, using as instruments to collect the documentary analysis. As a result, it has been verified that the policy developed can be considered generally effective because it interferes positively in the reality of the affected population, but not efficient and not effective, for presenting results that can be considered as short as possible. However, it is important to implement policies aimed at meeting the needs of society, taking into account that even if affirmative action for family agriculture has presented less significant results, it is still positive and represents a fundamental measure for the purpose of social and educational inclusion of students coming from agricultural activity, only needing adjustments for their improvement.-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas, vivenciou-se a ampliação considerável de políticas públicas implementadas no Brasil, as quais visam, principalmente, a conquista de direitos, a redução das desigualdades sociais e a melhoria da qualidade de vida da população. Muitas dessas políticas voltam-se à educação, por esta área ser considerada fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, bem como, pela constatação de que as desigualdades educacionais correspondem às desigualdades de renda e de condições de vida de uma nação. Contudo, independentemente da área a que se referem, todas as políticas públicas precisam passar pela etapa da avaliação, tendo em vista ser esse o instrumento que permite a melhor gestão dos programas implementados, otimizando os recursos públicos aplicados, controlando as ações governamentais realizadas e divulgando seus resultados à sociedade. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar a política pública de ação afirmativa para a agricultura familiar implementada pelo Campus Concórdia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, para acesso ao curso Técnico em Agropecuária,a partir de uma perspectiva de inclusão social e educacional. Para tanto, realiza-se uma abordagem teórica sobre a temática das políticas públicas, suas diferentes tipologias e ciclo, políticas públicas sociais, dentre elas as educacionais, e uml levantamento sobre a instituição, curso e política adotada, objetos deste estudo. A metodologia utilizada se pauta em uma pesquisa quali-quantitativa, por meio de um estudo de caso institucional, utilizando-se como instrumentos para coleta a análise documental. Como resultado, verificou-se que a política desenvolvida pode ser considerada, de modo geral, efetiva por interferir positivamente na realidade da população atingida, porém não eficiente e nem eficaz, por apresentar resultados que podem ser considerados aquém dos possíveis. Ressalta-se, contudo, a importância da implementação de políticas voltadas ao atendimento das necessidades da sociedade, levando em consideração que, mesmo que a ação afirmativa para a agricultura familiar tenha apresentado resultados menos significativos, ainda assim, ela é positiva e representa uma medida fundamental para fins de inclusão social e educacional de estudantes provenientes da atividade agrícola, necessitando apenas ajustes para seu aperfeiçoamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Política governamental - Concórdia (SC)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração social-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educação-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Government policy - Concórdia (SC)-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education-
Palavras-chave: dc.subjectFamily farms-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial integration-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative action programs in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational equalization-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and state-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy - Rating of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração Pública-
Título: dc.titleAção afirmativa para a agricultura familiar: uma avaliação da política pública implementada pelo campus Concórdia/IFC para acesso ao curso técnico em agropecuária-
Título: dc.titleAffirmative action for family agriculture: an evaluation of the public policy implemented by the Concordia/IFC campus for access to the Technical Course on agropecuaria-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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