Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Ivaldete Tijolin | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Elisangela Alves dos Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Magnoni, Roberto Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:32:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:32:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654850 | - |
Descrição: dc.description | This work was the subject of cinematic education, this subject that over the years of high school teachers is finding it difficult to give students the knowledge of basic physics. It was based on the assumptions that the physical education must meet a diversity of interests of the students in the process of training with the basic school (high school), who became interested in investigating the process by which the teaching of this subject has been developed this level of education with the focus of research in the cinematic education. Given the above the general objective of this monograph is to present a literature pointing out the pedagogical possibilities for teaching physics in high school with a focus on kinematics. We conducted a literature search in books, articles, monographs and dissertation, printed materials and available on the internet. In the survey it was observed that the physics education has been de-motivating for many students, many physics teachers only use the blackboard, chalk and textbooks for their classes, leaving the experimental part aside and, according to some authors researched teaching kinematics must be worked in a way that unites the qualitative with quantitative, because from the moment that the student understands the theoretical part of the content it does not have much trouble with the calculations. Also some authors suggest that work using teaching methods that schools have to offer such as computer labs, physics laboratories, activities in the sports court, street activities and so on. It was evident in this study that the exploratory activities are critical in cinematic education. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o ensino da cinemática, assunto este que ao longo dos anos docentes do ensino médio vem encontrando dificuldade em transmitir aos alunos o conhecimento da física básica. Foi com base nos pressupostos de que o ensino de física deve atender a uma diversidade de interesses dos educandos no seu processo de formação junto à escola básica (ensino médio), que surgiu o interesse em investigar o processo pelo qual o ensino dessa disciplina vem sendo desenvolvido neste nível de escolaridade com o foco da pesquisa no ensino da cinemática. Diante do exposto o objetivo geral desta monografia foi apresentar uma pesquisa bibliográfica apontando as possibilidades pedagógicas para o ensino de física no ensino médio com foco em cinemática. Realizou-se a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, monografias e dissertação de mestrado, materiais impressos e disponíveis na internet. Na pesquisa realizada observou-se que o ensino da física tem sido desmotivador para muitos educandos, muitos docentes de física só utilizam o quadro negro, livro didático e giz para suas aulas, deixando a parte experimental de lado e, segundo alguns autores pesquisados o ensino da cinemática deve ser trabalhado de uma forma que una o qualitativo com o quantitativo, pois a partir do momento que o aluno entende a parte teórica do conteúdo o mesmo não terá muita dificuldade com os cálculos. Também alguns autores sugerem que se trabalhem usando os meios didáticos que as escolas têm a oferecer tais como: laboratórios de informática, laboratórios de física, atividades na quadra esportiva, atividades nas ruas e assim sucessivamente. Ficou evidente nesta pesquisa que as atividades experimentais são fundamentais no ensino de cinemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A física no ensino médio: possibilidades pedagógicas para o ensino da cinemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: