Inserção de conceitos de dinâmica rotacional no ensino médio através do laboratório não estruturado mediado por videoanálise

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777-
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorMorais, Edival de-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Wilton Gimenes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:32:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:32:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2525-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654839-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produto-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation investigates the feasibility of transposition didactics of the content of rotational dynamics for high school, using the concepts of the lab not structured mediated by videoanalysis. Among the concepts of dynamic rotational, focused on inertia, kinetic energy and rotational angular momentum. For videoanalysis, we used the software Tracker, to encourage the interaction between the experiments proposed, with the resources of image and video, as well as be familiar to students who participated in the activities. This research was based on the principles of the transposition didactics of José de Pinho Alves Filho, who initially were worked by Chevallard, and skills and abilities identified by the National Curriculum Parameters, as well as in his notes for a restructuring of the teaching of Physics. The research methodology was proposed in order to investigate the feasibility of the process of transposition didactics according the rules proposed by the theoretical framework, through the use of Tracker, in the context of the lab not structured. For this reason, three experimental activities were conducted with students of the second series of high school in a college of the private network of Curitiba. From the analysis of the material produced by students and records of the teacher, it was evidence of learning the theme proposed by being unheard of in high school. In this study, it was found that the viability of the transposition didactics of the content of rotational dynamics for middle school.-
Descrição: dc.descriptionNessa dissertação investiga-se a viabilidade de transposição didática do conteúdo de dinâmica rotacional para o ensino médio, utilizando-se dos conceitos do laboratório não estruturado mediado por videoanálise. Dentre os conceitos da dinâmica rotacional, focou-se em de inércia, energia cinética rotacional e momento angular. Para a videoanálise, utilizou-se o software Tracker, por favorecer a interação entre os experimentos propostos, com os recursos de imagem e vídeo, além de ser familiar aos estudantes que participaram das atividades. Esta pesquisa fundamentou-se nos princípios da transposição didática de José de Pinho Alves Filho, que inicialmente foram trabalhadas por Chevallard, e nas competências e habilidades apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como nos seus apontamentos para uma reestruturação do ensino de Física. A metodologia de pesquisa foi proposta de modo a investigar a viabilidade do processo de transposição didática segundo as regras propostas pelo referencial teórico, através da utilização do Tracker, no contexto do laboratório não estruturado. Para isso, três atividades experimentais foram realizadas com alunos da segunda série do ensino médio de um colégio da rede particular de Curitiba. A partir da análise do material produzido pelos alunos e registros do professor, procurou-se indícios de aprendizagem do tema proposto, por ser inédito no ensino médio. Nessa pesquisa verificou-se a viabilidade da transposição didática do conteúdo de dinâmica rotacional para o ensino médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMomentos de inércia-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo vetorial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMoments of inertial-
Palavras-chave: dc.subjectVector analysis-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::FISICA MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleInserção de conceitos de dinâmica rotacional no ensino médio através do laboratório não estruturado mediado por videoanálise-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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