Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bassetto, Luci Ines | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Darlene Cristina Dantas da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:32:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:32:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21324 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654838 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to relate the concept of inclusion in Municipal schools in the city of Itapetininga with children aging from 05 to 12 years old, as well as the form of inclusion is occurring. Over the centuries there have been a series of conceptual changes on disability and on the treatment by society citizens who had motor, sensory or mental difficulties at any level. In Chapter 1, we discuss the literature review, permeating questions about general aspects of disability, seeking to understand technical concepts of hearing loss and how the child with hearing loss is developed and the types of existing technologies for hearing rehabilitation. Chapter 2 will focus on methodological issues as well as the historical aspects of inclusion in Itapetininga, number of students included, listing these students, and support of specialized treatment offered in our county network, namely: AADAI, AEE e FUNCRAF. Special education can no longer be seen as a parallel to the general education system, but part of it as a set of learning resources and support services that facilitate the learning of all these students included in regular education . | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa relacionar o conceito de inclusão na rede Municipal de ensino na cidade de Itapetininga, com crianças de 05 a 12 anos de idade, bem como a forma de inclusão está ocorrendo. Ao longo dos séculos houve uma série de mudanças conceituais sobre a deficiência e sobre o tratamento dispensado pela sociedade aos cidadãos que apresentavam dificuldades motoras, mentais ou sensoriais de qualquer nível. Ao repensarmos a situação do processo inclusivo, nos remetemos a uma ideia de uma sala de aula com diversas crianças com ou sem qualquer tipo de deficiência. Entretanto, esta realidade ainda se encontra um pouco distante. No capítulo 1, abordaremos a revisão de literatura, permeando questões sobre os aspectos gerais da deficiência, buscando compreender conceitos técnicos da deficiência auditiva e como a criança com deficiência auditiva se desenvolve e os tipos de tecnologias hoje existentes para a reabilitação auditiva. O capítulo 2, versará sobre as questões metodológicas, bem como sobre os aspectos históricos da inclusão no município de Itapetininga, quantidade de alunos incluídos, perfil desses alunos, e a rede de apoio de tratamento especializado oferecido em nosso município, a saber: AADAI, AEE e FUNCRAF. A educação especial não mais pode ser olhada como um sistema paralelo à educação geral e sim dela faça parte como um conjunto de recursos pedagógicos e de serviço de apoio, que facilitem a aprendizagem de todos esses alunos incluídos no ensino regular. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Gestão e Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiências do desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmentally disabled children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Pública Municipal | - |
Título: dc.title | Inclusão de criança com deficiência auditiva no ensino regular no município de Itapetininga | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: