A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorMansano Neto, João-
Autor(es): dc.creatorCamaroto, Roseli Brando da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:32:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:32:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18891-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654785-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta como tema central de pesquisa a importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando analisar como, na sala de aula, o professor estabelece relações entre as variedades da língua e a língua padrão. Para realizar a pesquisa, procurou-se pautar sobre conceitos e definições de variação linguística e de preconceito linguístico, baseando-se nos seguintes autores: William Labov (1972), William Bright (1966), Marcos Bagno e Sírio Possenti (1996). Além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento um questionário estruturado, em uma Escola Municipal, na cidade de Treze Tílias – SC, com cinco educadores, cujo objetivo era compreender como elas entendem a variação linguística e como atuam no cotidiano da prática pedagógica com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados demonstraram que as educadoras têm conhecimento sobre a variação linguística. Elas procuram trabalhar as variações dentro de sala de aula, de forma que os alunos saibam questionar a língua padrão diante de uma enorme variedade linguística, a qual traz consigo sua cultura e verdadeiras raízes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Variação-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitos - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Variation-
Palavras-chave: dc.subjectPrejudices - Language-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA-
Título: dc.titleA importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.