O uso de vídeos do canal “Manual do Mundo” como recursos didáticos digitais no ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorCavagnari, Marcio Cristiano Dura-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Carmen Lucia da Silva-
Autor(es): dc.creatorBraga, Jordano Anilson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23932-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654718-
Descrição: dc.descriptionThe search of alternative methods to teach, encouraging and motivating students is constant. Today, technologies of informartion and comunication, specifically digital technology of information and communication tech, are manifesting themselves in various media vehicles, interfaces and in different age groups of users, although these same users are not affected at all in the egalitarian way. It’s believed that in the contemporary technological level of society, it is necessary to bring digital media into the classroom in order to have a closer environment to the reality of society. There should also be more incorporated and updated classroom on advance information, where the teacher will be directly responsible for the learning of students. In this way, the video platform YouTube can become an aid tool in Science Education in Elementary School II. The use of videos on the “Manual do Mundo” channel becomes an alternative since the videos of the platform is part of the daily life of students belonging to either the Z generation or the Alpha generation. Linked to a good theoretical background, the use of videos can be effective in the classroom, with the aim of explaining the concepts of science teaching. In this way, it will be created a catalogue in which videos of the “Manual do Mundo” relate to the content stipulated by the “Base Nacional Comum Curricular”.-
Descrição: dc.descriptionA busca por métodos alternativos de ensino para incentivar e motivar os estudantes é constante. Atualmente as tecnologias de informação e comunicação, mais especificamente as tecnologias digitais de informação e comunicação, se manifestam em diversos veículos midiáticos, interfaces e em diversas faixas etárias de usuários, apesar de que estes mesmos usuários não são atingidos de forma igualitária. Acredita-se que na contemporaneidade do nível tecnológico em que se encontra a sociedade, deve-se trazer as mídias digitais para dentro da sala de aula de forma a ter uma ambientação mais próxima a realidade da sociedade. Deve-se trazer também, uma sala de aula mais incorporada e atualizada quanto aos avanços da informação onde o professor será diretamente responsável pela aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a plataforma de vídeos YouTube pode se tornar uma ferramenta de auxílio no Ensino de Ciências no Anos Finais do Ensino Fundamental. A utilização dos vídeos do canal “Manual do Mundo” se torna uma alternativa visto que os vídeos da plataforma fazem parte do cotidiano dos estudantes pertencentes ou a geração Z e a a geração Alpha. Atrelada à um bom embasamento teórico, o uso de vídeos pode ser efetivo dentro de sala de aula, tendo como objetivo a abrangência de explicação dos Conceitos de Ciências. Com isso, será criado um catálogo sobre quais são os vídeos do “Manual do Mundo” se relacionam com os conteúdos estipulados pela Base Nacional Comum Curricular.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo digital-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectDigital video-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleO uso de vídeos do canal “Manual do Mundo” como recursos didáticos digitais no ensino de ciências-
Título: dc.titleThe use of videos of the channel "Manual do Mundo" as digital educational resources in science teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.