Estudo comparativo entre o padrão motor de crianças praticantes de tênis de campo, futebol e educação física escolar

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Autor(es): dc.contributorAfonso, Carlos Alberto-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Eliel Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654667-
Descrição: dc.descriptionMotor development is the field of study which analyses the motor behavior of individuals. Motor patterns are fundamental for sports practice by children and Young people. This study aimed to check if the motor pattern of children who play tennis, soccer and attend physical education classes present statistically significant differences. The methodology employed has a quantitatively descriptive nature and the sample consisted of 136 children of both gender, aged between 8 and 12 years old. 42 of them were tennis players, 46 played soccer and the other 48 were part of the school physical education group. In order to collect data it was used the TGMD-2 (Test of Gross Motor Development) protocol. The collected data was tabulated by Easy TGMD2 v1.0 software, proposed by Souza (2008), determining the locomotor and object control patterns, as well as the general motor pattern. Descriptive statistics were applied over data in order to obtain the average and standard deviation for chronological age, locomotor age, locomotor delay, object control age, object control delay and motor quotient, for each group. The normality of the data was checked by using Kolmogorov-Smirnov test and the Mann-Whitney test was employed to check on potential differences when confronting each group against the other regarding the locomotor pattern, object control pattern and general motor pattern (p>0,05). The descriptive statistics processing obtained the average and standard deviation from a variable set of data. There was a statistically significant difference (p=0,03) only on the gross motor quotient score between tennis players and physical education schoolchildren. There was no statistically significant difference among the other scores and groups compared. The results show that tennis players have the most developed motor pattern as compared to physical education schoolchildren, but not that much more as compared to soccer players. There is no statistically significant difference between soccer player children and physical education schoolchildren regarding the fundamental motor patterns.-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento motor é a área de estudo que analisa o comportamento motor dos indivíduos. Os padrões motores são fundamentais para a prática esportiva de crianças e jovens praticantes. O presente estudo teve como objetivo verificar se há diferenças estatisticamente significativas entre os padrões motores de crianças praticantes de tênis de campo, futebol e educação física escolar. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa descritiva e a amostra formada por 136 crianças de ambos os sexos com idade entre 8 e 12 anos, sendo 42 praticantes de tênis, 46 futebolistas e 48 indivíduos de grupo educação física escolar. Para a coleta de dados foi utilizado o protocolo TGMD-2 (Test of gross motor development). Os dados colhidos foram tabulados utilizando o software Easy TGMD2 v1.0 proposto por Souza (2008), determinando os padrões locomotores e de controle de objetos, bem como o padrão motor geral. Foi aplicada a estatística descritiva para obtenção da média e desvio padrão das variáveis idade cronológica, idade locomotora, atraso locomotor, idade controle de objetos, atraso controle de objetos e quociente motor, em ambos os grupos. Utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov para verificação da normalidade e o teste de Mann-Whitney para verificar possíveis diferenças entre os dois grupos, quanto ao padrão locomotor, padrão de controle de objetos e padrão motor geral (p>0,05). O tratamento estatístico descritivo obteve a média e desvio padrão de dados variáveis. Houve diferença estatísticamente significativa (p=0,03) apenas no escore de quociente motor grosso entre tenistas e praticantes de educação física escolar. Nos outros escores e grupos comparados não houve diferença estatisticamente significativa. Os resultados indicaram que indivíduos praticantes de tênis possuem o padrão motor mais desenvolvido com relação aos praticantes de educação física escolar, porém, não tão a frente dos futebolistas. Entre crianças praticantes de futebol e educação física escolar não há diferenças significativas nos padrões motores fundamentais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento de Educação Física-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidade motora em crianças - Testes-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes para crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física para crianças-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol infantil-
Palavras-chave: dc.subjectTênis (Jogo) para crianças-
Palavras-chave: dc.subjectMotor ability in children - Testing-
Palavras-chave: dc.subjectSports for children-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education for children-
Palavras-chave: dc.subjectSoccer for children-
Palavras-chave: dc.subjectTennis for children-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Título: dc.titleEstudo comparativo entre o padrão motor de crianças praticantes de tênis de campo, futebol e educação física escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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