A literatura nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConsoli, Marcia Oberderfer-
Autor(es): dc.contributorConsoli, Marcia Oberderfer-
Autor(es): dc.contributorTeis, Denize Terezinha-
Autor(es): dc.contributorDenardi, Didiê Ana Ceni-
Autor(es): dc.creatorTesser, Marcielen Rejane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14741-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654666-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a comparative analysis between two textbooks used in the early years of high school in public schools in the municipality of Marmeleiro- PR. Discusses how is the approach to literature in these materials establishing a brief review of the history of the use of the textbook in the classroom. Presents what is the Plano Nacional do Livro Didático as well as the characteristics of books “Português Linguagens” and “Língua Portguesa” established by the Guia dos “Livros Didáticos” - PNLD 2015. Through an analysis of proposals for reading and comprehension activities presented in textbooks for work with the text, the study found, by means of a comparative table, which is the approach used in relation to literature in analyzed textbooks. Brings as a result of the study consideration of a new way of presenting literature in textbooks.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma análise comparativa entre dois livros didáticos utilizados nos primeiros anos do Ensino Médio de escolas públicas do município de Marmeleiro- PR. Discute como é feita a abordagem da literatura nesses materiais, bem como estabelece um breve retrospecto do histórico do uso do livro didático em sala de aula. Apresenta o que é o Plano Nacional do Livro Didático e as principais características dos livros Português Linguagens e Língua Portuguesa estabelecidas pelo Guia dos Livros Didáticos – PNLD 2015. Através de uma análise das propostas de leituras e das atividades de compreensão apresentadas nos livros didáticos para o trabalho com o texto, o estudo verifica, por meio de uma tabela comparativa, qual é a abordagem utilizada em relação à literatura nos livros analisados. Traz como resultado do estudo considerações sobre a forma como a literatura nos é apresentada nos materiais estudados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature, Comparative-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleA literatura nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativa-
Título: dc.titleLiterature in portuguese language textbooks: a comparative analysis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.