Práticas de gestão na educação pública: oportunidades e desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Audrey Merlin Leonardi de-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Audrey Merlin Leonardi de-
Autor(es): dc.contributorPezarico, Giovanna-
Autor(es): dc.contributorIop, Jozeane-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Márcio Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654663-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the practice of leadership in public administration emphasizing the implementation of democratic management. Based on Article 206, section VI of the Federal Constitution, which establishes the democratic management of teaching and LDB 9394/96 which sets up as one of the principles and purposes of national education, the democratic management of public education means that the process teaching and learning is not limited to the classroom, but the effective involvement of the entire school and community. Thus, to overcome the challenges in the implementation of democratic management is to understand what are the main management practices can be adopted. For this it is necessary to understand the current management and internal repercussions in the institution, identify the most important practices that management is making a relationship with the theoretical concepts highlighted in the literature review, verify together to reviewers what their perceptions of management, analyze the opportunities and challenges and propose necessary changes to achieve a democratic management with excellence. Within this context, this study sought to analyze through a survey to various sectors of the school, the opinions of reviewers about the management style adopted by the direction that is the same for more than five years and some attitudes of the employees themselves in day to day work at the Technical Institute of Barueri Brasílio Flores de Azevedo, a public institution of technical high school. Through the existing literature and analysis of the survey responses, it was possible to identify the current management situation, as this management is seen by employees and propose some adjustments in the direction of democratic management.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a prática de liderança na gestão pública enfatizando a implantação da gestão democrática. Baseado no artigo 206, inciso VI, da Constituição Federal, que estabelece a gestão de ensino democrática e na LDB 9394/96 que configura como um dos princípios e fins da educação nacional, a gestão democrática do ensino público, entende-se que o processo de ensinoaprendizagem não se limita mais à sala de aula, mas ao envolvimento efetivo de toda a escola e comunidade. Dessa forma, para superar os desafios na implantação de uma gestão democrática é preciso entender quais as principais práticas de gestão podem ser adotadas. Para isso, é necessário entender a gestão atual e as repercussões internas causadas na instituição, identificar as principais práticas adotadas por essa gestão fazendo uma relação com os conceitos teóricos apontados na revisão de literatura, verificar juntos aos colaboradores quais as suas percepções sobre a gestão, analisar as oportunidades e desafios e propor as mudanças necessárias para se atingir uma gestão democrática com excelência. Dentro deste contexto, este trabalho buscou analisar através de uma pesquisa a diversos setores da escola, as opiniões dos colaboradores sobre o estilo de gestão adotado pela Direção que é a mesma há mais de 5 anos e algumas atitudes dos próprios colaboradores no dia a dia de trabalho no Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo, uma instituição pública de ensino médio técnico. Através da bibliografia existente e da análise das respostas obtidas pela pesquisa, foi possível identificar a situação atual da gestão, como essa gestão é vista pelos colaboradores e propor alguns ajustes na direção da gestão democrática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Administração-
Publicador: dc.publisherGestão Pública: Modalidade Ensino à Distância-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Título: dc.titlePráticas de gestão na educação pública: oportunidades e desafios-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.