Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Patricia Franchi de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Franci, Patrícia Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.creator | Jarenczuk, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:31:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:31:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11117 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654658 | - |
Descrição: dc.description | This project had as the main goal investigate the teaching strategies and help the educators through the teaching-learning process of Cellular Biology content, in addition, methodologies used by teachers were studied to see if they are enabling students learning. The investigation took place at a state school located in the city of Quedas do Iguaçu, with 25 students a high school first year class. In the present study, the qualitative approach was used, which adopted a participant research. As instrument of data collection, a participant observation was used during one month, questionnaires and a workshop was offered at an available time for students and teachers, but only five students attended the workshop. During the opportunity, everyone was able to build their own edible education materials, differentiating vegetable cell from animal cells, which was made feasible through cakes and fondant, which schematized the structures that make up the cells. At the end of the workshop the students presented a significant positive change in the learning of Cell Biology, which mention that the cells are of paramount importance for the maintenance of life and the proper functioning of the organs. It is noticed that this activity lúdica helped in a playful way the learning of the students. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo fundamental investigar as estratégias didáticas utilizadas pelos professores de Biologia e auxiliar os educandos no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de Biologia Celular, além disso, foi sondado as metodologias utilizadas pelo professor estão viabilizando a aprendizagem dos alunos. A investigação ocorreu em um Colégio Estadual localizado no município de Quedas do Iguaçu, com 25 alunos da turma de 1º ano do Ensino Médio. No presente estudo, foi utilizada a abordagem de cunho qualitativo, o qual adotou a pesquisa participante. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a observação participante ao longo de um mês, questionários e também, foi ofertada uma oficina em horário contraturno para os alunos e professores, porém só cinco educandos compareceram na oficina. Na oportunidade, todos puderam construir seus próprios modelos didáticos comestíveis, diferenciando as células vegetais das animais, a qual se viabilizou por meio de bolos e cobertura de pasta americana tingida e modelada, que esquematizaram as estruturas que compõem as células. Ao final da oficina os alunos apresentaram uma significativa mudança positiva no aprendizado de Biologia Celular, os quais mencionam que as células são de suma importância para a manutenção da vida e o bom funcionamento dos órgãos. Percebe-se que essa atividade lúdica auxiliou de maneira lúdica o aprendizado dos educandos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cytology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Modelos didáticos comestíveis, uma ferramenta para o ensino de biologia celular | - |
Título: dc.title | Edible educational materials, a tool for cellular biology teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: