A importância do estudo da poluição no ensino de ciências: relacionando saúde individual, coletiva e ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeriotto, Fernando-
Autor(es): dc.creatorPenteado, Maria Cecilia Alvim de Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21903-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654608-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme health education within the teaching of science, through the context of pollution. Preceding the research, bibliographic studies were made on Science Education in Brazil, the Curricular Proposal for Teaching Natural Science in the State of São Paulo, the Health Education and Environmental Health. Through these theoretical references, some learning situations have been developed to contribute for the teaching and learning of students on Health through Pollution theme. Regarding the collection and analysis of data, the survey was conducted in a qualitative way, with students of the 6th year of elementary school, afternoon, in a state school in the inside of state of São Paulo. Data were collected through questionnaires, one Initial for assessing students' prior knowledge on the subject and another in the final of the learning situations, to verify the knowledge acquired. As a result, it was found that after learning situations, students were better able to prepare speeches and correlate the own Health with Environment and pollutants, this association was not previously presented, showing that the developed activities contributed to the process of teaching and learning by giving them greater meaning about the theme Health and Pollution.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a Educação em Saúde dentro do ensino de Ciências, através do contexto da poluição. Precedendo a realização da pesquisa, foram efetuados estudos bibliográficos sobre o Ensino de Ciências no Brasil, a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências Naturais no Estado de São Paulo, a Educação em Saúde e a Saúde Ambiental. Através destes referenciais teóricos foram desenvolvidas Situações de Aprendizagem que contribuíssem para o ensinoaprendizagem dos alunos sobre Saúde através da temática Poluição. A respeito da coleta e análise dos dados, a pesquisa foi realizada de forma qualitativa, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, período vespertino, de uma Escola Estadual do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados através de questionários abertos, um inicial para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e outro ao final das Situações de Aprendizagem, para conferir os conhecimentos adquiridos. Como resultado, verificou-se que após as Situações de Aprendizagem os alunos, sujeitos do estudo, conseguiram elaborar melhor os discursos e correlacionar a própria Saúde com o Meio ambiente e os agentes poluidores, associação esta não apresentada previamente, mostrando que as atividades desenvolvidas contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem dando-lhes maior significado a temática Saúde e Poluição.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental health-
Palavras-chave: dc.subjectPollution-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleA importância do estudo da poluição no ensino de ciências: relacionando saúde individual, coletiva e ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.