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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Marinês Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Amstel, Frederick Van | - |
Autor(es): dc.contributor | Kampa, Erick Renan | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marines Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Roger Luiz Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:31:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:31:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23693 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654598 | - |
Descrição: dc.description | In this paper, I intend to identify how Afrofuturist language appropriates representation codes in an audiovisual design project, such as a music video. Being a strategy of resistance against racism. For this, the object of study is the music video of Nave, by Brazilian artist Xênia França. As a methodology, a bibliographic review is performed from the studies of identity representation (Stuart Hall), Black Movement (Nilma Lino Gomes) and Afrofuturism (Ytasha Womack). Thus, the search understands how design techniques become crucial tools for the construction of images and social emancipations, changing as strategies inserted in the music video. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é identificar como a linguagem Afrofuturista se apropria de códigos de representação em um projeto de design audiovisual, como uma estratégia de resistência em relação ao racismo. Para isso, o objeto de estudo é o videoclipe da música Nave, da artista brasileira Xênia França. A metodologia de análise esta baseada em uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de representação identitária (Stuart Hall), Movimento Negro (Nilma Lino Gomes) e Afrofuturismo (Ytasha Womack). Assim, este estudo demonstra como as técnicas de design inseridas no videoclipe se tornam ferramentas cruciais para a construção imagética e emancipação social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Identidade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blacks - Race identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audio-visual materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Linguagem Afrofuturista no videoclipe Nave de Xênia França | - |
Título: dc.title | Afrofuturist language in the music vídeo Nave of Xênia França | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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