Análise das diferentes metodologias de ensino adotadas por colégios particulares do município de Pato Branco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Larissa Macedo dos-
Autor(es): dc.creatorPerin, Maurício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654557-
Descrição: dc.descriptionThe difficulties observed by teachers and students in the chemistry’s teaching-learning process are notorious. These difficulties have been frequently discussed in the literature. Thus, the observation and analysis of methodologies adopted for the teaching chemistry can bring satisfactory results in terms of these characteristics. Thus, the present work had as main objective, to point out the main differences between traditional teaching methodology and learning workshops adopted by particular schools in the city of Pato Branco. For this, school visits were made, with the objective of accompany the teacher’s work development in different classes, observing: (1) the classes dynamics; (2) the relationship of teacher-student interaction , student-student; (3) the evaluation process . Visits were also required to take cognizance of documents used by the institution such as curriculum, syllabus , material used by teachers in the classroom and applied reviews room. Thus, the study revealed that the analyzed methodologies are quite similar, showing strong similarities in the documentation reviewed, as well as behavior in the classroom, student-student and student- teacher.-
Descrição: dc.descriptionSão notórias as dificuldades observadas por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de química. Essas dificuldades vêm sendo frequentemente discutidas na literatura. Desta forma a observação e a análise das metodologias adotadas para o ensino de química podem trazer resultados satisfatórios quanto às características destas. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo geral, apontar as principais diferenças entre a metodologia de ensino tradicional e por oficinas de aprendizagem adotadas por colégios particulares do município de Pato Branco. Para isto foram realizadas visitas aos colégios, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente em diferentes turmas, observando: (1) a dinâmica das aulas; (2) a relação de interação professor-aluno, aluno-aluno, (3) o processo de avaliação. As visitas também foram necessárias para tomar conhecimento de documentos utilizados pela instituição tais como: currículo escolar, plano de ensino, material utilizado pelos professores em sala de aula e avaliações aplicadas. Desta forma o trabalho permitiu observar que as metodologias analisadas são bastante parecidas, apresentando grandes semelhanças na documentação analisada, como também no comportamento em sala de aula, aluno-aluno e aluno-professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleAnálise das diferentes metodologias de ensino adotadas por colégios particulares do município de Pato Branco-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.