Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Larissa Macedo dos | - |
Autor(es): dc.creator | Perin, Maurício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:31:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:31:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14859 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654557 | - |
Descrição: dc.description | The difficulties observed by teachers and students in the chemistry’s teaching-learning process are notorious. These difficulties have been frequently discussed in the literature. Thus, the observation and analysis of methodologies adopted for the teaching chemistry can bring satisfactory results in terms of these characteristics. Thus, the present work had as main objective, to point out the main differences between traditional teaching methodology and learning workshops adopted by particular schools in the city of Pato Branco. For this, school visits were made, with the objective of accompany the teacher’s work development in different classes, observing: (1) the classes dynamics; (2) the relationship of teacher-student interaction , student-student; (3) the evaluation process . Visits were also required to take cognizance of documents used by the institution such as curriculum, syllabus , material used by teachers in the classroom and applied reviews room. Thus, the study revealed that the analyzed methodologies are quite similar, showing strong similarities in the documentation reviewed, as well as behavior in the classroom, student-student and student- teacher. | - |
Descrição: dc.description | São notórias as dificuldades observadas por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de química. Essas dificuldades vêm sendo frequentemente discutidas na literatura. Desta forma a observação e a análise das metodologias adotadas para o ensino de química podem trazer resultados satisfatórios quanto às características destas. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo geral, apontar as principais diferenças entre a metodologia de ensino tradicional e por oficinas de aprendizagem adotadas por colégios particulares do município de Pato Branco. Para isto foram realizadas visitas aos colégios, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente em diferentes turmas, observando: (1) a dinâmica das aulas; (2) a relação de interação professor-aluno, aluno-aluno, (3) o processo de avaliação. As visitas também foram necessárias para tomar conhecimento de documentos utilizados pela instituição tais como: currículo escolar, plano de ensino, material utilizado pelos professores em sala de aula e avaliações aplicadas. Desta forma o trabalho permitiu observar que as metodologias analisadas são bastante parecidas, apresentando grandes semelhanças na documentação analisada, como também no comportamento em sala de aula, aluno-aluno e aluno-professor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
Título: dc.title | Análise das diferentes metodologias de ensino adotadas por colégios particulares do município de Pato Branco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: