Tecnologias de informação e comunicação na escola: possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.contributorCatto, Camilo-
Autor(es): dc.contributorKucharski, Marcus Vinicius Santos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Regina Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654512-
Descrição: dc.descriptionPublic Education in Brazil, especially Basic Education, currently faces major challenges. In the context of the classroom, for example, it is evident that the teaching methodologies no longer correspond to the needs presented by an increasingly technologically advanced society. The mass media shows a growing role in the circulation of information, which can provoke questions about the importance and legitimacy of the school, as a space of knowledge construction. From this context, the present study aims to analyze the insertion of Information and Communication Technologies, through the Project "With The Voice: The Learner", in the different teaching and learning situations and their contributions to the development of critical thinking and autonomy of students of Elementary School, from a public school in the city of São Paulo. The study is an exploratory research, choosing in this investigation for the case study, in that data collection was carried out by means of bibliographical research, interviews and questionnaires, and the object of research focused on the project "With the Voice: The learner", developed on EMEF Father Leonel Franca, in São Paulo. The development of this project is from a macro project entitled EDUCOM.RÁDIO, designed and implanted in the municipal education network of São Paulo. It is concluded that projects that work in the perspective of Educommunication, with the focus on the integral formation of the subject, are able to achieve positive results, enabling the development of the student, as for a better expressive and communicative capacity and in the enlargement of the critical thinking and of autonomy.-
Descrição: dc.descriptionA Educação pública no Brasil, em especial a Educação Básica, enfrenta atualmente grandes desafios. No contexto da sala de aula, por exemplo, constata-se que as metodologias de ensino já não correspondem às necessidades apresentadas por uma sociedade cada vez mais avançada tecnologicamente. Os meios de comunicação apresentam um crescente protagonismo na circulação de informações, o que pode provocar questionamentos sobre a importância e legitimidade da escola, como espaço de construção do conhecimento. A partir deste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio do Projeto “Com a Voz: o Educando”, nas distintas situações de ensino e aprendizagem e as suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico e autonomia dos estudantes do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de São Paulo. O estudo apresenta-se como uma pesquisa exploratória, optando, nesta investigação, pelo estudo de caso, em que a coleta de dados realizou-se por meio da pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários, sendo que o objeto de investigação centrou-se no projeto “Com a Voz: o Educando”, desenvolvido na EMEF Padre Leonel Franca, no município de São Paulo. O desenvolvimento deste projeto dá-se a partir de um macro projeto intitulado EDUCOM.RÁDIO, idealizado e implantado na rede municipal de ensino de São Paulo. Conclui-se que projetos que trabalham na perspectiva da educomunicação, com o foco na formação integral do sujeito, são capazes de alcançar resultados positivos, possibilitando o desenvolvimento do estudante, quanto a uma melhor capacidade expressiva e comunicativa e na ampliação do pensamento crítico e da autonomia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducational innovations-
Palavras-chave: dc.subjectCritical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleTecnologias de informação e comunicação na escola: possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes do ensino fundamental-
Título: dc.titleInformation and communication technologies in school: possibilities for development of critical thinking of elementary school students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.