Dos conteúdos de biofísica nos livros didáticos de física no ensino médio: uma análise dos conteúdos de biofísica em livros escolares de ensino médio no período entre 1970 até 2015

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Adilson Camilo de-
Autor(es): dc.contributorBarros, Adilson Camilo de-
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorMartins, Alisson Antonio-
Autor(es): dc.creatorFrighetto, Francisco Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654510-
Descrição: dc.descriptionThis work had the objective of identifying the ways wich the Biophysics content are present in thirty didatic books of Physics from High School (or equivalent) from the period of 1970 to 2015. A bibliographic survey of articles from the “Simpósio Nacional de Ensino de Física” (SNEF) and the “Encontro de Pesquisa em Ensino de Física” (EPEF) in the last ten years related to interdisciplinarity and didactic books was done to identify the ways wich these themes are being discussed in the academic medium. It was possible to verify that the existing Biophysical content in the didactic books of Physics present some resemblence in the Biophysical themes identified and the ways those Biophysical themes are treated, besides presenting copies and conceptual mistakes in some cases. It was also possible to verify a tendency of presenting in a more evidente way the Biophysical content in the more recent didatic books, being also possible to relate this tendency to the implementations in the official documents related to teaching, iniciated at 1996 with the “Lei de Diretrizes e Bases de 1996” (LDB/96).-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo identificar as formas pelas quais os conteúdos de Biofísica estão presentes em trinta Livros Didáticos de Física do Ensino Médio (ou equivalente) do período de 1970 até 2015. Fez-se um levantamento bibliográfico de artigos do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) nos últimos dez anos relativos aos temas de interdisciplinaridade e livro didático para identificar as formas pelas quais estes temas estão sendo discutidos no meio acadêmico. Foi possível verificar que os conteúdos de Biofísica existentes nos livros didáticos de Física apresentam uma semelhança nos temas de Biofísica identificados e na forma como estes temas de Biofísica são tratados, além de apresentarem em alguns casos cópias e erros conceituais. Também foi possível verificar uma tendência nos livros didáticos mais recentes de apresentarem de forma mais evidente os conteúdos de Biofísica, sendo também possível relacionar esta tendência às implementações nos documentos oficiais relativos ao ensino, iniciadas a partir de 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB/96).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBiofísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectBiophysics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Secondary-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDos conteúdos de biofísica nos livros didáticos de física no ensino médio: uma análise dos conteúdos de biofísica em livros escolares de ensino médio no período entre 1970 até 2015-
Título: dc.titleOn the biophysical contents in the didatic books of physics in high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.