Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Egídio José | - |
Autor(es): dc.contributor | Izzo, Ronaldo Luis dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Matoski, Adalberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Hara, Massayuki Mário | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Leana Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:31:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:31:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17543 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654505 | - |
Descrição: dc.description | Work is an essential part of people’s lives, being configured as a factor in the construction of the individual identity. However, work does not always allows growth, recognition and professional independence, as it can cause dissatisfaction, disinterest, irritation and exhaustion problems, which can lead to burnout. To understand the interference of ones job, the objective of the research is to evaluate the existence of burnout in private college professors. To that end, the Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (MBI-ES) was applied, which together with questions for profile identification, composed the research questionnaire. This questionnaire was sent to 679 professors and a return of 8.84% was obtained, which totaled the voluntary participation of 60 professors. From the data collection, the three subscales of burnout were analyzed, the emotional exhaustion, the depersonalization and the reduced personal accomplishment. In addition to the analysis of burnout, the profile of the professors participating in the research was described, based on information from the questionnaires. With this, it was possible to verify if there was presence of burnout in the private colleges professors who were surveyed. The results indicated that there is evidence of burnout among the professors, since there is a moderate level of the emotional exhaustion and reduced personal accomplishment, but a low level of depersonalization. However, it was not possible to draw a profile of the professors affected by the syndrome. Therefore the research was not sufficient to establish a correlation between burnout and the profile of the professors more susceptible to it. | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresenta importância essencial na vida das pessoas, configurando-se como um fator na construção da identidade do indivíduo. No entanto, o trabalho nem sempre possibilita crescimento, reconhecimento e independência profissional, pois pode causar problemas de insatisfação, desinteresse, irritação e exaustão, podendo levar a síndrome de burnout. Para entender a interferência do trabalho no indivíduo, o objetivo da pesquisa é avaliar a existência da síndrome de burnout em professores do ensino superior privado. Para tanto, foi aplicado o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), que junto com perguntas para identificação de perfil, compôs o questionário da pesquisa. Esse questionário foi enviado a 679 professores e obteve-se um retorno de 8,84%, o que totalizou a participação voluntária de 60 professores. A partir da coleta de dados, foram analisadas as três subescalas da síndrome de burnout, a exaustão emocional, a despersonalização e a baixa realização profissional. Além da análise da síndrome de burnout, foi descrito, a partir de informações dos questionários, o perfil dos professores participantes da pesquisa. Com isso, foi possível verificar se há presença da síndrome de burnout nos professores do ensino superior privado que foram pesquisados. Os resultados auferidos mostraram que há indícios da síndrome entre os professores pesquisados, visto que há nível moderado da síndrome quanto a exaustão emocional e a baixa realização pessoal, mas nível baixo quanto a despersonalização. Contudo, não foi possível traçar um perfil dos professores acometidos pela síndrome. De modo que a pesquisa não foi suficiente para estabelecer uma correlação entre a síndrome e o perfil dos professores mais suscetíveis a ela. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fadiga mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burn out (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental fatigue | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | - |
Título: dc.title | Avaliação da síndrome de Bournout em professores do ensino superior privado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: