Alfabetização de jovens e adultos na contemporaneidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.creatorTarga, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20746-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654491-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents an analysis of the political and methodological aspects of how to find the Youth and Adult Literacy today, based on the Literacy and literacy Municipal School Hector Furtado de Alencar de Assis Chateaubriand - PR. This paper discusses the importance of literacy for youth and adults, for the development of the subject in all aspects: human, social, economic and cultural. At first, we present a bibliographic study on the subject, with regard to the evolution of adult literacy over the years, more precisely, in the political and methodological. After, discusses a study conducted through a field research with students and teachers of literacy, in a qualitative way. The paper also describes the relationship between what can be observed in the literature, in the political, social and methodological with the exercise to practice in classrooms, in addition to addressing the legal issues that constitute literacy are indeed well as the main difficulties that the educational process is done with quality.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma análise dos aspectos políticos e metodológicos de como se encontra a Alfabetização de Jovens e Adultos na atualidade, tendo como base os Alfabetizadores e Alfabetizandos da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado de Assis Chateaubriand - PR. Este trabalho aborda a importância da alfabetização de Jovens e adultos, para o desenvolvimento do sujeito em todos os aspectos: humano, social, econômico e cultural. No primeiro momento, apresenta-se um estudo bibliográfico sobre a temática, no que se refere à evolução da alfabetização de adultos no decorrer dos anos, mais precisamente, no campo político e metodológico. Após, aborda um estudo realizado através de uma pesquisa de campo com professores e alunos da alfabetização, de forma qualitativa. O trabalho apresenta ainda a relação existente entre o que se pôde observar no levantamento bibliográfico, no âmbito político, social e metodológico com o exercício da prática nas salas de aula, além de abordar as questões legais para que a alfabetização se constitua de fato, bem como as principais dificuldades para que o processo educativo seja feito com qualidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Legislação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAdult literacy-
Palavras-chave: dc.subjectEducational law and legislation-
Palavras-chave: dc.subjectAdult learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleAlfabetização de jovens e adultos na contemporaneidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.