Uma proposta de abordagem da estatística descritiva no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Roberto Molina de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0885221425396056-
Autor(es): dc.contributorMartinez, Andre Luis Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3020385248940550-
Autor(es): dc.contributorBorssoi, Joelmir Andre-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6054221596474652-
Autor(es): dc.contributorKist, Milton-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7391444550385954-
Autor(es): dc.contributorSouza, Roberto Molina de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0885221425396056-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Thiago Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654481-
Descrição: dc.descriptionStatistics is present in the daily lives of individuals and its teaching is mandatory in schools. Understanding the world and making decisions requires a critical analysis of information often transmitted using statistics. Therefore, this work aims to propose and apply activities involving descriptive statistics, in order to facilitate the students’ learning process. Therefore, four activities are available in this work that can help mathematics teachers to introduce some topics of descriptive statistics in an unconventional way. Thus, it was observed that with the use of these activities, the student was placed as the center of the action, participating in the construction of his knowledge.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionA Estatística tem papel fundamental no cotidiano dos indivíduos e seu ensino é obrigatório nos currículos escolares. Compreender o mundo e tomar decisões requer uma análise crítica de informações frequentemente transmitidas com o uso de estatística. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo propor e aplicar atividades envolvendo estatística descritiva, a fim de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Logo, estão disponíveis neste trabalho quatro atividades que podem auxiliar professores de Matemática a introduzirem alguns tópicos da estatística descritiva da forma não convencional. Assim, observou-se que com os uso destas atividades, o aluno foi colocado como centro da ação, participando da construção do seu conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de probabilidades (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical statistics-
Palavras-chave: dc.subjectGames of chance (Mathematics)-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleUma proposta de abordagem da estatística descritiva no ensino fundamental-
Título: dc.titleA proposal to approach descriptive statistics in elementary education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.