Um estudo sobre as dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números inteiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otávio-
Autor(es): dc.creatorJacon, Miriam de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7349-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654469-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this qualitative study was to analyze the difficulties presented by 7th grade elementary students, in addition and subtraction of Integers. Two instruments were used to collect data, one involving problems and the other with emphasis on exercises of algorithms of addition and subtraction. Participants were students in a 7th grade class from a state college. After the application of the instruments, analyzes were performed on the collected data, and the results indicated that the students presented difficulties in addition and subtraction operations with Whole Numbers, derived from procedural learning, focusing on the memorization of signal rules. There were, also, a greater number of hits in the instrument involving problems than in the one composed by algorithm exercises. This result is shown as a consequence of teaching methodologies, used by teachers in the classroom, that do not promote the understanding of the Integers and their identification in the day to day.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, de caráter qualitativo, teve por objetivo analisar as dificuldades apresentadas por alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, em adição e subtração de Números Inteiros. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados, um envolvendo problemas e, outro, com ênfase em exercícios de algoritmos de adição e de subtração. Os participantes foram alunos de uma turma de 7° ano, de um colégio da rede estadual de ensino. Após a aplicação dos instrumentos foram realizadas análises sobre os dados recolhidos, e os resultados indicaram que os alunos apresentaram dificuldades nas operações de adição e subtração com Números Inteiros, oriundas de uma aprendizagem procedimental, com foco na memorização de regras de sinais. Houve, também, um maior número de acertos no instrumento envolvendo problemas do que no composto por exercícios de algoritmos. Esse resultado mostra-se como uma consequência de metodologias de ensino, utilizadas pelos professores em sala de aula, que não favorecem a compreensão dos Números Inteiros e sua identificação no dia a dia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros naturais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectNumbers, Natural-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Primary-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleUm estudo sobre as dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números inteiros-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.