Aplicação dos objetivos do desenvolvimento sustentável em instituições de ensino – 17 objetivos para transformar nosso mundo

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Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSousa, Jennifer Caroline de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Eduardo José dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654422-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme to investigate through an investigative questionnaire conducted with teachers, whether in private or public educational institutions, the application of the Sustainable Development Goals (SDGs) occurs. The investigation was carried out using essay and discursive questions in order to increase contact between teachers and students, and to make teachers aware of the importance of following these objectives. It was found that issues related to poverty and industrial development, which are SDGs presented in the 2030 Agenda held in 2015, are the objectives that present the greatest difficulty in being applied in the classroom, as observed by the teachers' esponses. In addition, the research made it possible to verify the main difficulties in the application of the SDGs in educational spaces, and most of the teachers have already witnessed or applied the SDGs in some activity, whether of an evaluative, argumentative, expository or comparative character, and through these, formed their own opinions about the theme. With some previously drawn objectives, it was observed the difficulty in associating random contents in the disciplines and in the school experience, showing the main problems and challenges. Through percentage assignments, it was possible to observe the teachers' knowledge about the 17 SDGs. Objectives such as partnerships and means of implementation, terrestrial life and industry, innovation and infrastructure are contents with greater difficulty to be applied by teachers, in view of the low percentage indicated by teachers during the attribution of values related to the distribution of knowledge on these themes.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática investigar através de um questionário investigativo realizado com professores, se em instituições de ensino privadas ou pública, ocorre a aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A investigação foi realizada utilizando questões dissertativas e discursivas com o intuito de ampliar o contato entre professores e alunos, e conscientizar os docentes sobre a importância no seguimento destes objetivos. Foi constatado que assuntos relacionados a pobreza e ao desenvolvimento industrial, que são ODS apresentados na Agenda 2030 realizada em 2015, são os objetivos que apresentam maior dificuldade em serem aplicados em sala­ de­ aula segundo observado pelas respostas dos docentes. Além disso, a pesquisa possibilitou verificar as principais dificuldades na aplicação dos ODS em espaços educacionais, sendo que a maioria dos professores já presenciaram ou aplicaram os ODS em alguma atividade, seja de caráter avaliativo, argumentativo, expositivo ou comparativo, e através destas, formaram suas próprias opiniões acerca da temática. Com alguns objetivos previamente sorteados, foi observado a dificuldade em associar conteúdos aleatórios nas disciplinas e na vivência escolar, evidenciando os principais problemas e desafios. Através de atribuições percentuais foi possível observar o conhecimento dos docentes sobre os 17 ODS. Objetivos como parcerias e meios de implementação, vida terrestre e indústria, inovação e infraestrutura são conteúdos com maior dificuldade de serem aplicados pelos docentes, tendo em vista a baixa porcentagem indicada pelos docentes durante a atribuição de valores relacionados a distribuição de conhecimentos sobre estas temáticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleAplicação dos objetivos do desenvolvimento sustentável em instituições de ensino – 17 objetivos para transformar nosso mundo-
Título: dc.titleApplication of the sustainable development goals in educational institutions 17 goals to transform our world-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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