Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lunardelli, Rosane Suely Alvares | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6305738943036308 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lunardelli, Rosane Suely Alvares | - |
Autor(es): dc.contributor | Cervantes, Brígida Maria Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Osmani Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Andréia Del Conte de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:31:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:31:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4439 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654391 | - |
Descrição: dc.description | At first, radio broadcasting was used for military proposes, only in the end of the First Great War it earned repercussion in the society. In Brazil, it was idealized by Roquette Pinto e Henry Morize, who intent to create an educational and cultural radio. In the contemporary world, radio stations embraced an hypertextual context and count on various knowledge field associates to support this process. According to this context is worth to reminding that the web provides, among other aspects, an impressive amount of information which without the adequate organization, invalidate its identification, access and use. As consequence, this study has emphasized audible documents and presents as common thread the following questions: how audible documents are organized on the web environment of Radio UEL FM (aiming its fast and complete retrieval)? To guide the search for answers, it was composed a general objective, which proposes recommendations to organize information, namely, the thematic content in University Radio of State University of Londrina website. The methodology is focused on a descriptive exploratory study of quantitative approach which uses case study. Data collection was made through documental analyses, semi-structured interview and PVI. Data triangulation took place to grant reliability to results. In outline, it was found that regardless the respondents worry about the audible documents organization on the website, no considerable procedure was performed for its organization. The associates perception on repercussion and access of documents is rudimentary as they understand that it is enough knowing where the document is saved, not taking into consideration its content, which makes the search process exhausting and most of the times unsuccessful. In this regard, it is clear the relevance of the involvement of Information Science professionals, who by means of praised proceedings of this Field may contribute to the website organization and available documents, providing quality in access and information retrieval. | - |
Descrição: dc.description | A radiofonia, a princípio utilizada para fins militares, apenas ao término da Primeira Guerra Mundial ganhou repercussão na sociedade. Idealizada no Brasil por Roquette Pinto e Henry Morize, tinham como intento uma rádio educativa e cultural. Na contemporaneidade, as rádios aderiram a um contexto hipertextual e contam com colaboradores de diversas áreas do conhecimento para auxiliar este processo. De acordo com esse contexto, vale lembrar que a web disponibiliza, entre outros aspectos, expressivo volume de informação, o qual, sem a devida organização, inviabiliza sua identificação, acesso e utilização. Em decorrência, o estudo em tela ao evidenciar os documentos sonoros, apresenta como fio condutor a seguinte questão: como estão organizados os documentos sonoros na ambiente web da Rádio UEL FM visando sua rápida e completa recuperação? Para orientar a busca por respostas, constituiu-se como objetivo geral, propor recomendações para a organização da informação, ou seja, do conteúdo temático no site da Rádio Universitária da Universidade Estadual de Londrina. O percurso metodológico constituiu-se por meio de estudo com finalidade exploratória descritiva de abordagem qualitativa utilizando-se do método de estudo de caso. A coleta de dados efetivou-se por intermédio da análise documental, entrevista semiestruturada e o PVI. A triangulação dos dados ocorreu para conferir mais credibilidade aos resultados. Em linhas gerais constatou-se que independentemente da preocupação dos entrevistados com a organização dos documentos sonoros disponibilizados no site, não é realizado nenhum procedimento significativo para sua organização. A percepção dos colaboradores no que se refere à recuperação e acesso aos documentos é rudimentar, uma vez que entendem que basta saber onde está armazenado e não consideram o conteúdo em si, fazendo que o processo de busca seja exaustivo e muitas vezes infrutífero. Nesse sentido, torna-se evidente a relevância da participação de profissionais da Ciência da Informação os quais, por meio de procedimentos canonizados pela Área, contribuirão positivamente para a organização do site e os documentos disponibilizados, proporcionando qualidade no acesso e recuperação da informação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UEL | - |
Relação: dc.relation | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000220123 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000220123 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rádio - Estações universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recuperação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information organization | - |
Palavras-chave: dc.subject | College radio station | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information retrieval | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Título: dc.title | Rádio UEL FM: recomendações para a organização de conteúdos temáticos | - |
Título: dc.title | Radio UEL FM : guidelines for the thematic contents organization | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: