Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Moliani, João Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Gabriela Silva Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:31:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:31:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654386 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados os exercícios de Literatura propostos para os quatro anos do Ensino Fundamental II. O segundo momento da pesquisa consiste em refletir sobre a frequência com que Gêneros Literários aparecem e o tipo de atividades propostas a partir deles. Para a reflexão aqui proposta, nos valemos de Pêcheux (2006) e Orlandi (2001), autores da Análise de Discurso francesa (AD), Buzen (2005 e 2009) sobre o uso de material didático e Jouve (2010) sobre o estudo da Literatura na formação cidadã. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary form | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: