Física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta de articulação entre objetos educacionais e visitas a laboratórios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264-
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777-
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorFlorczak, Marcos Antonio-
Autor(es): dc.contributorLenz, Jorge Alberto-
Autor(es): dc.contributorMorais, Edival de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Talita Vicente dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2809-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654298-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produto: Física moderna...-
Descrição: dc.descriptionThis work focuses on the teaching of modern and contemporary physics (MCP) at the secondary level. Our approach considers the Brazilian educational context and the role of information and communication technologies (ICT), in particular the use of open educational resources (OER). Emphasis is given to the use of videos in the classroom. In addition, visits to didactic and research laboratories were organized. The videos, previously developed within our research group, were used as a basis for the elaboration of didactic sequences, and refer to experiments on spectral lamps, the Millikan oil drop experiment, and the photoelectric effect. The visits were held at the Modern Physics Lab and the research Lab Fotonanobio at UTFPR, and intended to bring secondary, undergraduate and graduate students together with researchers and professors. This articulation between OER and Laboratory visits aim to bring students to contact with experimental results regarding MCP, given the context in which there is no physics laboratory available at school premises. It is intended that this approach will serve as a basis for the mobilization of previous organizers, in the context of Significant Learning, to improve the teaching learning of important MCP phenomena.-
Descrição: dc.descriptionO tema central deste trabalho é o ensino de física moderna e contemporânea (FMC) no nível médio. Discute-se a importância do assunto, tendo em vista a realidade educacional brasileira e a pertinência do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial, recursos educacionais abertos (REA). Propõe-se articular o emprego de vídeos em sala de aula, na escola, e visitas a laboratórios didático e de pesquisa, na universidade. Os vídeos, previamente desenvolvidos no âmbito do nosso grupo de pesquisa, referentes a experimentos sobre lâmpadas espectrais, experimento de Millikan e efeito fotoelétrico, serviram de base para a elaboração de sequências didáticas. As visitas foram realizadas no laboratório didático de Física Moderna e no laboratório de pesquisa Fotonanobio da UTFPR, visando à interação entre estudantes de ensino médio, graduandos e pós-graduandos, técnico de laboratório e professores-pesquisadores. Esta articulação busca propiciar aos alunos contato com ambientes e resultados experimentais relacionados à FMC, dado o contexto de que não existe, na escola, a disponibilidade de laboratório de Física nem tampouco aproximações com laboratórios de pesquisa. Pretende-se que esta abordagem sirva de base para a mobilização de organizadores prévios capazes de fundear subsunçores, no contexto da Aprendizagem Significativa, para potencializar o ensino e aprendizagem de fenômenos importantes da FMC.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios de física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical laboratories-
Palavras-chave: dc.subjectOpen learning-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational psychology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleFísica moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta de articulação entre objetos educacionais e visitas a laboratórios-
Título: dc.titleModern and contemporary physics in high school: a proposal of articulation between educational objects and visits to laboratories-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.