Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Giovana Faneco | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernartt, Maria de Lourdes | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Edson Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Wilson Itamar | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Giovana Faneco | - |
Autor(es): dc.creator | Bruch, Pablo Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:30:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:30:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14059 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654291 | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the Pedagogy of Alternation as a pedagogical practice focused on the rural population. With those obtained, for the teaching method studies, there was a characterization about the Rural Education, emphasizing the historical context and some concepts as well as the emergence of Alternation Pedagogy in Brazil and in the world. visits were made to the Family House Rural (CFR) of Pato Branco, in which seeks to recognize its structure and functioning. In addition, questionnaires were applied in order to understand how the method affects the lives of young people of the field, how this pedagogical practice, the strengths and weaknesses which it submitted, the reality faced by students attending the Rural Family Houses, what their difficulties and the benefit that the Pedagogy of Alternation provides them both didactically as social relationship with other students. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda a Pedagogia da Alternância, como uma prática pedagógica voltada para a população do campo. Com os estudos obtidos, referentes ao método pedagógico, fez-se uma caracterização acerca da Educação do Campo, enfatizando o contexto histórico e alguns conceitos, bem como o surgimento da Pedagogia da Alternância no Brasil e no mundo. Foram realizadas visitas à Casa Familiar Rural (CFR) de Pato Branco, nas quais procurou-se conhecer a sua estrutura e seu funcionamento. Além disso, foram aplicados questionários visando compreender como o método influencia a vida dos jovens do campo, como funciona essa prática pedagógica, os pontos fortes e fracos por ela apresentados, a realidade enfrentada pelos alunos que frequentam as Casas Familiares Rurais, quais suas dificuldades e o benefício que a Pedagogia da Alternância lhes proporciona, tanto didaticamente como para a relação social com outros alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias | - |
Publicador: dc.publisher | Agronomia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | - |
Título: dc.title | A pedagogia da alternância na casa familiar rural do município de Pato Branco - PR: desafios e perspectivas na atualidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: