A pedagogia da alternância na casa familiar rural do município de Pato Branco - PR: desafios e perspectivas na atualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Giovana Faneco-
Autor(es): dc.contributorBernartt, Maria de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Edson Roberto-
Autor(es): dc.contributorGodoy, Wilson Itamar-
Autor(es): dc.contributorPereira, Giovana Faneco-
Autor(es): dc.creatorBruch, Pablo Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14059-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654291-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the Pedagogy of Alternation as a pedagogical practice focused on the rural population. With those obtained, for the teaching method studies, there was a characterization about the Rural Education, emphasizing the historical context and some concepts as well as the emergence of Alternation Pedagogy in Brazil and in the world. visits were made to the Family House Rural (CFR) of Pato Branco, in which seeks to recognize its structure and functioning. In addition, questionnaires were applied in order to understand how the method affects the lives of young people of the field, how this pedagogical practice, the strengths and weaknesses which it submitted, the reality faced by students attending the Rural Family Houses, what their difficulties and the benefit that the Pedagogy of Alternation provides them both didactically as social relationship with other students.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda a Pedagogia da Alternância, como uma prática pedagógica voltada para a população do campo. Com os estudos obtidos, referentes ao método pedagógico, fez-se uma caracterização acerca da Educação do Campo, enfatizando o contexto histórico e alguns conceitos, bem como o surgimento da Pedagogia da Alternância no Brasil e no mundo. Foram realizadas visitas à Casa Familiar Rural (CFR) de Pato Branco, nas quais procurou-se conhecer a sua estrutura e seu funcionamento. Além disso, foram aplicados questionários visando compreender como o método influencia a vida dos jovens do campo, como funciona essa prática pedagógica, os pontos fortes e fracos por ela apresentados, a realidade enfrentada pelos alunos que frequentam as Casas Familiares Rurais, quais suas dificuldades e o benefício que a Pedagogia da Alternância lhes proporciona, tanto didaticamente como para a relação social com outros alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ciências Agrárias-
Publicador: dc.publisherAgronomia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Rural-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA-
Título: dc.titleA pedagogia da alternância na casa familiar rural do município de Pato Branco - PR: desafios e perspectivas na atualidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.