Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Camila Grassi Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Amstel, Frederick Marinus Constant Van | - |
Autor(es): dc.creator | Yamashiro, Karin Cristina Escobar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:30:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:30:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24320 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654255 | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to analyze the presence of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in pedagogy degree courses curriculum of Brazilian federal universities in the five regions. For study development, a bibliographical survey was carried out on the presence of DICT in the general educational context, on the recommendations of DICT in educational legislation and on its importance in teaching courses in pedagogy. A documentary research was driven to analyze the curricular structures of the selected courses, and which one are related to the different Digital Technologies of Information and Communication. After the survey and result analysis was able to conclude that despite the potential and the recommendations of the uses of DICT in the school context, the initial training of teachers still needs to evolve to keep up with the demands of contemporary society. The need of expand it was also identified in undergraduate pedagogy courses at Brazilian universities, and só we can have more and more mediating and innovative teachers, able to capable of communicate with a accessible language to new generations, exploring their knowledge and skills. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras presentes nas cincos regiões do país. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a presença TDIC no contexto educacional geral, sobre as recomendações das TDIC em legislações educacionais e sobre a sua importância nos cursos de licenciatura em pedagogia. Buscou-se ainda por meio de uma pesquisa documental analisar as estruturas curriculares de cursos de graduação em pedagogia, identificando as relações com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Após o levantamento e análise dos resultados, observou-se que, apesar do potencial e das recomendações dos usos das TDIC no contexto escolar, a formação inicial dos professores ainda precisa evoluir muito para que acompanhe a demanda da sociedade contemporânea. Identificou-se ainda a necessidade de ampliar essa temática nos cursos de graduação de pedagogia das universidades federais brasileiras, para que possamos ter cada vez mais professores mediadores e inovadores, capazes de se comunicar com uma linguagem mais acessível com as novas gerações, explorando seus conhecimentos e habilidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras | - |
Título: dc.title | The presence of digital information and communication technology (DICT) in the curricula of undergraduate courses in pedagogy at brazilian federal universities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: