Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTondato, Rogério-
Autor(es): dc.contributorTondato, Silvana Rodrigues Quintilhano-
Autor(es): dc.contributorFerreira, José Angelo-
Autor(es): dc.contributorTondato, Rogério-
Autor(es): dc.creatorGarbelotto, Fabio Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654203-
Descrição: dc.descriptionRouting is a route optimization method widely used by researchers around the world to find the ideal route between demand points, satisfying problem needs and operational costs. The present work consists of a research with the objective of optimizing the total displacement of four bus lines in the west zone of a city in the north of Paraná, through routing, making use of methods such as modeling and traffic exercise. The survey of the data of the lines, their study and the preparation of an improvement method are presented, which was run to generate results from two different simulations, one serving with 2 lines and the other with 4 lines. The results obtained were satisfactory for both simulations, the total distance covered in the lines. It is hoped that the method found can be replicated in different areas of the city where there is also a need for improvement.-
Descrição: dc.descriptionA roteirização é um método de otimização de rotas muito utilizado por pesquisadores do mundo todo para encontrar o percurso ideal entre pontos de demandas, satisfazendo as necessidades do problema e reduzindo custos operacionais. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa com o objetivo de otimizar o deslocamento total de quatro linhas de ônibus da zona oeste de uma cidade do norte do Paraná, através da roteirização, fazendo o uso de métodos como modelagem e simulação de tráfego. Apresenta-se o levantamento dos dados das linhas, seu estudo e a elaboração de um método de aprimoramento, o qual foi rodado para gerar dois resultados de duas simulações diferentes, uma atendendo com 2 linhas e outra com 4 linhas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambas simulações, reduzindo a distância total percorrida nas linhas. Espera-se que o método encontrado possa ser replicado em diferentes áreas da cidade onde também exista a necessidade de melhoria.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte urbano-
Palavras-chave: dc.subjectÔnibus - Linhas-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectUrban transportation-
Palavras-chave: dc.subjectBus lines-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleOtimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação-
Título: dc.titleOptimization of public transport lines through modeling and simulation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.