A importância da variável educacional para o desenvolvimento econômico

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Autor(es): dc.contributorConinkc, José Carlos Pereira-
Autor(es): dc.contributorConinck, José Carlos Pereira-
Autor(es): dc.contributorHasegawa, Marcos Minoru-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Rafael Aguilar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9043-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654169-
Descrição: dc.descriptionIn this undergraduate final project was studied the importance of the educational variable to the economic growth. This work proposal is to verify, through the Mankiw, Romer and Weil economic growth model, how much a high quality education can impact at the Gross Domestic Product. Therefore, were done econometric analysis, the construction of a hamiltonian function of the MRW model, and the PISA × GDP/capita. Also, were done computational simulations of the hamiltonian equation to verify its behavior through the time, explaining which are the motives that generate a stability or instability. To the computational simulations ware used two programs, the first were wrote in C language, through the Runge-Kutta 4th order mathod, simulated the hamiltonian function on time, and the second were the R Software were wore done the statistical analisys.-
Descrição: dc.descriptionNeste Trabalho de Conclusão de Curso foi estudado a importância da variável educacional para o crescimento econômico de um país. A proposta do trabalho foi verificar, através do modelo econômico neoclássico de Makiw, Romer e Weil, o quanto uma educação de qualidade pode impactar no Produto Interno Bruto. Para tanto, foram feitos estudos econométricos, a construção da função de Hamilton do modelo MRW, e a análise da relação PISA×PIB/capta. Também foram feitas simulações computacionais da hamiltoniana para verificar o seu comportamento no decorrer do tempo, explicando quais motivos geram a sua estabilidade ou instabilidade. Para as simulações computacionais foram usados dois programas, o primeiro na linguagem C, que através do método numérico Runge-Kutta de 4ª ordem simulou a hamiltoniana no tempo, e o segundo foi o Software livre R onde foram feitas as análises estatísticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas hamiltonianos-
Palavras-chave: dc.subjectEconometria-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de regressão-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Internacional de Avaliação de Alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectHamiltonian systems-
Palavras-chave: dc.subjectEconometrics-
Palavras-chave: dc.subjectRegression analysis-
Palavras-chave: dc.subjectProgram for International Student Assessment-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial literacy-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA APLICADAS-
Título: dc.titleA importância da variável educacional para o desenvolvimento econômico-
Título: dc.titleThe importance of the educational variable to the economic development-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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