Resíduos eletrônicos: Uma abordagem pedagógica para o ensino fundamental – 6º ano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.contributorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.creatorJesus, Marcos Joel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654118-
Descrição: dc.descriptionThis work has as a suggestion the insertion and interdisciplinary study of Electronic Waste as a theme in the 6th grade elementary school classes, cycle II. The main objective of this monograph was to elucidate and seek to understand the thoughts of students of the Escola Municipal de Educação Fundamental, students of elementary school I, through a descriptive research, regarding the disposal of electronic waste. This study aims to develop the sense of citizenship and respect of mankind towards environmental issues. Initially, data regarding disposal of electronic waste in Brazil and in the world was sought, and from these alarming data, questions were elaborated for a group of students from the 6th year of a public school, in order to understand what they understand and how they dispose of electronic waste. Through the research, comments based on authors or current legislation were written, for instance; the Law of Guidelines and Bases of Education (9394/96), National Solid Waste Policy (PNRS), National Curricular Parameters (NCP) and the Common National Base Curricular (BNCC). The study contributes to the work of the teachers of the teaching unit, as it allowed to conclude that the students have little intimacy with the theme "electronic wast", but they show a willingness to learn about the subject.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como sugestão a inserção e estudo interdisciplinar do tema lixo eletrônico nas aulas de 6º anos do ensino fundamental, ciclo II. O objetivo principal dessa monografia foi elucidar e buscar compreender o que pensam os alunos de uma Escola Municipal de Educação Fundamental, egressos do ensino fundamental I, por meio de uma pesquisa descritiva, com relação ao descarte de resíduos eletrônicos. Este estudo visa desenvolver o senso de cidadania e respeito do ser humano as com questões ambientais. Inicialmente buscaram-se dados relacionados ao descarte de lixo eletrônico no Brasil e no mundo, e a partir destes dados alarmantes foram elaboradas questões para um grupo de alunos dos 6º anos de uma escola pública a fim de compreender o que eles entendem e como descartam o lixo eletrônico. Ao longo dos dados foram tecidos comentários fundamentados em autores ou na legislação vigente, por exemplo, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96), Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo vem contribuir com o trabalho dos docentes da unidade ensino, pois permitiu concluir que os alunos possuem pouca intimidade com o tema “lixo eletrônico”, porém demonstraram vontade de aprender sobre a temática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectMetais pesados-
Palavras-chave: dc.subjectColeta seletiva de lixo-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectHeavy metals-
Palavras-chave: dc.subjectRefuse collection-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleResíduos eletrônicos: Uma abordagem pedagógica para o ensino fundamental – 6º ano-
Título: dc.titleElectronic Waste: A pedagogical approach for elementary school - 6th grade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.