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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Edivaldo Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:30:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:30:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654088 | - |
Descrição: dc.description | O processo de implementação da lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente artigo propõe analisar como é trabalhada a temática no projeto ppp e na ppc de história das escolas municipais de umuarama especificamente à questão indígena. A metodologia constitui-se de pesquisa documental, na análise documental do ppp e ppc para ensino de história do 4º e 5º ano relativo ao 2º ciclo do ensino fundamental. Após a leitura e análise dos documentos, a saber: apresentação do ppp; abordagem dos conteúdos da ppc; objetivos; metodologia e avaliação; após realizar a análise verificou-se além de poucas contribuições no que diz respeito à lei 11.645/08 especificamente ao ensino da história e cultura indígena abrangendo a educação das relações étnico-raciais com vistas a combater o preconceito racial, a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças, também se constataram a padronização e semelhança entre as escolas de seu ppc. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação multicultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civilização - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índios - Usos e costumes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multicultural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civilization - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indians - Social life and customs | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | A Lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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