A Lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Edivaldo Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20950-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654088-
Descrição: dc.descriptionO processo de implementação da lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente artigo propõe analisar como é trabalhada a temática no projeto ppp e na ppc de história das escolas municipais de umuarama especificamente à questão indígena. A metodologia constitui-se de pesquisa documental, na análise documental do ppp e ppc para ensino de história do 4º e 5º ano relativo ao 2º ciclo do ensino fundamental. Após a leitura e análise dos documentos, a saber: apresentação do ppp; abordagem dos conteúdos da ppc; objetivos; metodologia e avaliação; após realizar a análise verificou-se além de poucas contribuições no que diz respeito à lei 11.645/08 especificamente ao ensino da história e cultura indígena abrangendo a educação das relações étnico-raciais com vistas a combater o preconceito racial, a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças, também se constataram a padronização e semelhança entre as escolas de seu ppc.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação multicultural-
Palavras-chave: dc.subjectCivilização - História-
Palavras-chave: dc.subjectÍndios - Usos e costumes-
Palavras-chave: dc.subjectMulticultural education-
Palavras-chave: dc.subjectCivilization - History-
Palavras-chave: dc.subjectIndians - Social life and customs-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleA Lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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