As diferentes tendências em educação matemática e o seu significado para o estudo dessa ciência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSherpinsk, Neusa Idick-
Autor(es): dc.creatorMazur, Sônia Maria Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654054-
Descrição: dc.descriptionThis study had as a theme theTrends in Mathematics Education and its application as a methodological approach to teaching this subject. We sought to recognize the extent to which mathematics teachers know and apply these trends in their teaching methodology, whether they establish relationship among them and the teaching of mathematics, whether they find the easiness of using them and what trend is the easiest used. In a bibliographical study it was possible a better understanding of these ideas, briefly describing what each one the trends represents in terms of teaching methodology. Through a questionnaire it was possible to collect some data which were relevant to that research. All interviewed teachers claim to know the mentioned trends, they believe that its application would change and contribute to the quality of mathematics teaching, however, the greatest part show difficulty to this practice. Methodology isn’t anything ready, finished, but something that is created when there is sufficient reasoning therefore they suggest the need for study and reflection so that they safely improve their teaching practice.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática as Tendências em Educação Matemática e a sua aplicação como proposta metodológica para o ensino desta disciplina. Procurou-se reconhecer até que ponto os professores de matemática conhecem e aplicam essas tendências em sua metodologia de ensino, se estabelecem relação entre estas e o ensino de matemática, se encontram facilidade em aplicá-las e que tendência é mais facilmente utilizada. Num estudo bibliográfico foi possível um melhor aprofundamento dessas idéias, descrevendo sucintamente o que cada uma das tendências representa em termos de metodologia de ensino. Através de questionário foi possível coletar alguns dados que foram relevantes para essa pesquisa. Todos os professores entrevistados afirmam conhecer as tendências mencionadas, acreditam que sua aplicação mudaria e contribuiria para a qualidade do ensino de matemática, porém, grande parte apresenta dificuldade para essa prática. Metodologia não é algo pronto, acabado, mas algo que se cria quando existe fundamentação suficiente, portanto sugerem a necessidade de estudo e reflexão para que com segurança venham melhorar a sua prática pedagógica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos iterativos (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectIterative methods (Mathematics)-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleAs diferentes tendências em educação matemática e o seu significado para o estudo dessa ciência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.