Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Denis Eugenio Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:30:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:30:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654049 | - |
Descrição: dc.description | According to international and Brazilian laws all physically disabled have equal rights to productive and remunerative work and social integration, with the elimination of rejudices and obstacles. Through the Decree no 5.296/2004, the entire urban mobility infrastructure must be accessible by the end of 2014. Thus, we evaluated the wheelchair accessibility to public transport, one of the probable limiting factors of its insertion in the labor market, in the region of Curitiba/PR. Therefore, with the objective of quantifying the degree of compliance to specific technical standards in a bus terminal and vehicles was verified that almost all items evaluated for vehicles (in the range of 90%) and 54% of the items to the terminal were considered accessible, proving the breach of decree. Yet, wheelchair users were interviewed In order to characterize this public: half of them use it accompanied, 31% already had a fall of the lift platform or in the terminal and 38% judges the treatment to their needs not suitable; factors that may reflect the increasing degree of their dependence and turns them away of work. | - |
Descrição: dc.description | Segundo legislação internacional e nacional todos os deficientes físicos possuem direitos iguais de trabalho produtivo e remunerado e integração social, com eliminação de preconceitos e obstáculos. Através do decreto no 5.296/2004, toda a infraestrutura de mobilidade urbana deve apresentar-se acessível até o final de 2014. Assim, avaliou-se a acessibilidade do usuário de cadeira de rodas ao transporte público, um dos prováveis fatores limitantes de sua inserção no mercado de trabalho, na região de Curitiba/PR. Portanto, com o objetivo de quantificar o grau de atendimento às normas técnicas específicas de um terminal de ônibus e em veículos que por ele transitam, verificou-se que praticamente todos os itens avaliados para os veículos (na faixa de 90%) e 54% dos itens para o terminal foram considerados acessíveis, comprovando o descumprimento ao decreto. Ainda, usuários de cadeira de rodas que utilizam o transporte foram entrevistados no intuito de caracterizar este público: metade dos entrevistados utiliza o transporte acompanhados, 31% já sofreu queda da plataforma elevatória ou nos terminais e 38% julga o serviço de atedimento às suas necessidades não adequado; causas que podem influenciar no aumento do grau de depência dos deficentes e no seus afastamentos do trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade ao transporte local | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes - Legislação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes físicos - Orientação e mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban transportation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Local trasit accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with disabilities - Law and legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physically handicapped - Orientation and mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Segurança do Trabalho | - |
Título: dc.title | Acessibilidade do portador de mobilidade reduzida, usuário de cadeira de rodas, ao transporte público de Curitiba e região metropolitana: estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: