Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Coral, Angela Emília de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, João Amadeus Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Lorena Reis de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:30:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:30:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654039 | - |
Descrição: dc.description | A podcast is an audio file transmitted over the internet, composing a media that can be accessed by anyone, anywhere, and that covers virtually any subject. In reference to such resources, a documental research was developed, with a qualitative emphasis, with the objective of identifying aspects of scientific knowledge construction in the speeches of two science dissemination podcasts with the theme Theory of Relativity, based on Bruno Latour’s Sociology of Science. In this scope, scientific dissemination podcasts were outlined as educational resources, consistent with a conception of science in construction. Two axes of analysis were defined: allusions to aspects of science construction; allusions to linguistic-conceptual aspects. The main discursive resources identified in the first axis refer to subjects and events; in the second axis, mental models, daily contexts elements, and analogies stand out. Physical concepts were approached in both axes. In parallel, the two selected podcasts use similar resources and ways to address information about science, even when dealing with different subjects, considering that one of the productions focuses on the theory of restricted relativity, while the other also addresses the general theory of relativity. | - |
Descrição: dc.description | O podcast é um arquivo de áudio transmitido pela internet, compondo uma mídia que pode ser acessada por qualquer pessoa, em quaquer lugar, e que aborda praticamente qualquer assunto. Em referência a tais recursos, desenvolveu-se uma pesquisa documental, de ênfase qualitativa, com o objetivo de identificar aspectos de construção de conhecimentos científicos nos discursos de dois podcasts de divulgação científica com a temática Teoria da Relatividade, baseando-se na Sociologia da Ciência de Bruno Latour. Nesse escopo, delinearam-se podcasts de divulgação científica como recursos educacionais, coadunados a uma concepção de ciência em construção. Foram definidos dois eixos de análise: alusões a aspectos de construção da ciência; alusões a aspectos linguístico-conceituais. Os principais recursos discursivos identificados no primeiro eixo remetem a sujeitos e eventos; no segundo eixo, destacam-se modelos mentais, elementos do cotidiano e analogias. Os conceitos físicos foram abordados em ambos os eixos. Em comparação, os dois podcasts selecionados utilizam recursos e formas similares para abordar as informações sobre ciência, mesmo se tratando de assuntos diferentes, a considerar que uma das produções se centra na teoria da relatividade restrita, enquanto a outra aborda, também, a teoria da relatividade geral. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiodifusão na Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relatividade geral (Física) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet radio broadcasting | - |
Palavras-chave: dc.subject | General relativity (Physics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Delineamentos discursivos em podcasts de divulgação científica com a temática relatividade | - |
Título: dc.title | Discursive outlines in scientific dissemination podcasts with the thematic relativity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: