Os processos avaliativos como subsídios ao planejamento institucional: um estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Luis Mauricio Martins de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305-
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744-
Autor(es): dc.contributorRasoto, Armando-
Autor(es): dc.contributorResende, Luis Mauricio Martins de-
Autor(es): dc.contributorRasoto, Vanessa Ishikawa-
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-05-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3713-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654030-
Descrição: dc.descriptionThe national evaluation system of higher education has emerged as an important process and that, in an integrated manner, is conducting an assessment of the institutions, courses and student performance, considering the various factors such as social responsibility, system diversity, respect identity, and continuity overall evaluation processes. The system was established by Act 10.861/2004, which regulates the National System off Higher Education Assessment (SINAI). The present study aimed to identify the result obtained in evaluation processes whit background information for planning institutional IES. The methodology used was case study and the data sourc was the Federal Technological University of Paraná, which has an evaluation system implemented. The main findigs are :The system is structured and largely consolidated, part of the actions undertaken by the independent institution of mandatory legislation, are propositions that go beyond legal obligation, also deserves special attention, the mechanisms used, which makes up a whole category by the total assessment of the institution. Keywords: Institutional Planning. Institutional Assessment. Higher Education Institutions. Committee Assessment (CPA). National Systme of Higher Education Assessment (SINAI).-
Descrição: dc.descriptionO sistema nacional de avaliação do ensino superior tem se apresentado como um processo importante e que, de forma integrada, vem realizando a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, considerando os diversos fatores como responsabilidade social, diversidade do sistema, respeito à identidade, globalidade e de continuidade dos processos de avaliação. O sistema foi instituído pela Lei 10.861/2004, a qual regulamenta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O presente trabalho, teve como objetivo identificar os resultados obtidos nos processos de avaliação com subsídios para o planejamento Institucional da IES. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e a fonte de dados foi a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a qual possui um sistema de avaliação implantado. Os principais resultados do estudo são: o sistema encontrasse estruturado e em grande parte consolidados; parte das ações desenvolvidas pela instituição independe da obrigatoriedade da legislação, são proposições que vão além da obrigação legal; merece atenção especial ainda, os mecanismos de avaliação utilizados, os quais em seu conjunto compõe por categoria a avaliação total da instituição.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades públicas-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectPublic universities and colleges-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Título: dc.titleOs processos avaliativos como subsídios ao planejamento institucional: um estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR-
Título: dc.titleThe evaluation processes as subsidies for institutional planning: a case study in the Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.