Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana

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Autor(es): dc.contributorSutil, Noemi-
Autor(es): dc.creatorMaria, Ligia Esteves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8845-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654020-
Descrição: dc.descriptionIn this work, it has been discussed scientific literacy possibilities in High School, with the development of an instructional sequence for approaching socioscientific issues, concerning energy and disposal of residues in Curitiba and Metropolitan Area. The instructional sequence was developed in three meetings, with students writing production at the end. These production analyses were accomplished considering Content Analysis characteristics and fundaments and the argumentation model proposed by Stephen Toulmin. Among the possibilities for scientific literacy are highlighted: the appropriation of scientific knowledge; development of constructive conception of science associated with society, culture and environment; public participation in matters relating to science, technology, society and environment; argumentation. Advances can be emphasized regarding the explicitness of reasoned arguments and involvement in analyzing and proposing solutions to the presented situations.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, discutem-se possibilidades de alfabetização científica no Ensino Médio, com o desenvolvimento de uma sequência didática, em abordagem de questões sociocientíficas envolvendo energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana. A sequência didática compreendeu três encontros, em que houve produções escritas dos estudantes. A análise dessas produções foi realizada de acordo com pressupostos e características de Análise de Conteúdo e modelo de argumentação proposto por Stephen Toulmin. Entre as possibilidades de alfabetização científica são destacadas: apropriação de conhecimentos científicos; desenvolvimento de concepção de ciência construtiva associada à sociedade, cultura e ambiente; participação pública em questões relativas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; argumentação. Podem ser ressaltados avanços em relação à explicitação de argumentos fundamentados e envolvimento na análise e proposição de soluções às situações apresentadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Palavras-chave: dc.subjectLixo - Eliminação-
Palavras-chave: dc.subjectDiscussões e debates-
Palavras-chave: dc.subjectRefuse and refuse disposal-
Palavras-chave: dc.subjectDebates and debating-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Física-
Título: dc.titleAlfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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