Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Angelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, José Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondato, Rogério | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Angelo | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Ingrid Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Ohara, Rodrigo Carvalho Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:30:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:30:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12300 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654000 | - |
Descrição: dc.description | This research presents an application through the learning curve phenomenon, which allows us to delineate the learning capacity of a company, characterized by a study of case. This work aims to evaluate the learning performance from a team of employees in a sector of a metalworking industry in the state of Paraná, comparing the performance of two seniors operators, that work more than 5 years at this company and 2 freshmen operators in their period of experience. After the preparation of a theoretical framework and data collection, Wright's Learning Curve Exponential Model was applied, since it fits the reality of manufacturing processes due to its usability and propensity to capture the learning phenomenon. Subsequently, the graphics were printed to visually analyze the learning potential from the industry’s employees as a way to assist in the forecast’s industry production. Analyzing the results, the conclusion was that the sector’s expected capacity, established throughout the traditional method does not take into consideration the learning process, impacting at the gap required to acomplish the demand required by the company's PPCP sector. The learning curve becomes an allied tool in the production scheduling, providing correction of distortions in production planning and control, resulting in profits for the organization. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa apresenta uma aplicação por meio do fenômeno da curva de aprendizagem, na qual permite delinear a capacidade de aprendizagem de uma organização, caracterizado com um estudo de caso, esta pesquisa tem como objetivo calcular a projeção da produção das operadoras do setor de montagem de uma empresa metalmecânica do Paraná através da teoria da Curva de Aprendizagem, comparando o desempenho de duas operadoras veteranas com mais de 5 anos de empresa e 2 operadoras novatas em período de experiência. Após a elaboração de um referencial teórico e a coleta de dados, foi aplicado o modelo exponencial de Curva da Aprendizagem de Wright, pois ele se encaixa a realidade dos processos de fabricação devido sua usabilidade e propensão em capturar o fenômeno da aprendizagem, posteriormente foi plotado os gráficos para analisar visualmente o potencial do aprendizado das operadoras do setor de montagem com o intuito de auxiliar na projeção de produção do setor. Através dos resultados obtidos, chegou-se à conclusão que a capacidade prevista do setor, estabelecida através do método tradicional não leva em consideração o processo de aprendizagem, impactando na defasagem da capacidade necessária para o atendimento da demanda estipulada pelo setor de PPCP da empresa. A curva de aprendizagem torna-se uma ferramenta aliada na programação da produção, proporcionando a correção de distorções no planejamento e controle da produção, resultando ganhos para a organização. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curva de aprendizado (Psicometria) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtividade industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning curve (Psychometrics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial productivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production control | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Projeção da produção das operadoras do setor de montagem de uma indústria metalmecânica utilizando a técnica de curva da aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: