A percepção do meio ambiente: estudo de caso com crianças das séries iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSereia, Diesse Aparecida de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorWarmling, Jheniffer Valmira-
Autor(es): dc.contributorSereia, Diesse Aparecida de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.creatorBetine, Daniela de Fatima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:29:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:29:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653945-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental problems are increasingly present in the daily lives of people, providing a new worldview that we live. This awareness is being raised more and more early in the school environment, with environmental education (EA) being an important tool. The objective of this study was to investigate the social representations of children in Early Childhood Education (EI) about the environment through drawings. For the accomplishment of this objective, a bibliographical review on the subject was carried out, highlighting the importance of the educator as mediator, bringing to the student a greater contact with nature and establishing the relationship between man and nature. For the intervention process, strategies of perceptions were used, using technologies, videos, dynamics, molds of footprints and elaboration of a garden. The subjects of the research were 19 4-5 year old students, EI students of a Municipal Infant Education Center, located in the city of Dois Vizinhos. The social representations were obtained through drawings, which were organized in artificial and natural media. In the artificial medium there was the representation of houses, and buildings, already in the natural environment symbols related to the fauna flora and atmosphere were the most represented. The results show that natural goods predominated, suggesting that the perceived environment is the one essentially visualized.-
Descrição: dc.descriptionOs problemas ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, propiciando uma nova visão de mundo que vivemos. Essa sensibilização está sendo despertada cada vez mais cedo no ambiente escolar, sendo a educação ambiental (EA) uma importante ferramenta. O objetivo desde estudo foi investigar as representações sociais de crianças da Educação Infantil (EI) sobre meio ambiente através de desenhos. Para a execução desse objetivo, efetuou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto, destacando a importância do educador como mediador, trazendo ao aluno um maior contato com natureza e estabelecendo a relação entre homem- natureza. Para processo de intervenção foram utilizadas estratégias de percepções, utilizando tecnologias, vídeos, dinâmicas, moldes de pegadas e elaboração de um jardim. Os sujeitos da pesquisa foram 19 alunos de 4-5 anos de idade, alunos da EI de um Centro Municipal de Educação Infantil, situado na cidade de Dois Vizinhos. As representações sociais foram obtidas através de desenhos, que foram organizados em meios artificiais e naturais. No meio artificial houve a representação de casas, e prédios, já no meio natural símbolos relacionados com a fauna flora e atmosfera foram os mais representados. Os resultados mostram que bens naturais predominaram, sugerindo que o meio ambiente percebido é aquele essencialmente visualizado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Preschool-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment and children-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL-
Título: dc.titleA percepção do meio ambiente: estudo de caso com crianças das séries iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.