Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colmenero, João Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0149134194151779 | - |
Autor(es): dc.contributor | Scandelari, Luciano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8637730605748154 | - |
Autor(es): dc.contributor | Michels, Valdir | - |
Autor(es): dc.contributor | Morozini, João Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Scandelari, Luciano | - |
Autor(es): dc.contributor | Colmenero, João Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Rita de Cássia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3709 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653918 | - |
Descrição: dc.description | This study evaluates the methodology of the Balanced Scorecard to align with the management of knowledge, aiming at improving the quality of management. Uses search exploratory and descriptive, with quantitative and qualitative approach, and as for the technical procedures, is considered a literature search in which we used primarily the contributions of several authors on the subject and documentary, by using information gathered through not structured interviews and informal and in company documents studied. The survey was conducted in an Industry Group, comprised of three companies, focusing on the paper industry, here called Beta Company. This company has the BSC as a management tool of the strategy, which led to the study. After completion of data collection, it was possible to analyze the documents and verify the importance of alignment of Knowledge Management with the BSC tool. Points were identified for dissemination of knowledge, it is possible and necessary, establish new goals and strategic actions for the company under study. It was found that application of the BSC method, showed the feasibility of adaptation with the Knowledge Management for the type of company under study, as well as the influences in different perspectives. The set of indicators related to Knowledge Management prepared and ranked in several perspectives, linked to business objectives, will allow a more controlled and effective, thus enabling the company´s employees stay aware of the strategies and expected results, as well as their relations of cause and effect. Thus, the study emphasizes the corporate instrumentation can take place the conversion of individual knowledge into strategic continuously. Organizations must be prepared for new challenges, and Knowledge Management is open for organizations to manage their deployment environments. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva avaliar a metodologia de alinhamento do Balanced Scorecard com a gestão do conhecimento, visando a melhorias na qualidade da gestão. Utiliza pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, e quanto aos procedimentos técnicos, é considerada uma pesquisa bibliográfica onde se utilizou fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre o assunto e documental, por utilizar informações coletadas por meio de entrevista não estruturada e informal, e em documentos da empresa estudada. A pesquisa foi realizada em um Grupo Industrial, composto de três empresas, com foco na indústria de papel, aqui denominada Empresa Beta. Esta empresa possui o BSC como ferramenta de gerenciamento da estratégia, o qual possibilitou o referido estudo. Após a realização da coleta dos dados, foi possível realizar a análise dos documentos e verificar a importância do alinhamento da Gestão do Conhecimento com a ferramenta do BSC. Identificaram-se os pontos para disseminação do conhecimento, em que é possível e necessário, estabelecer novos objetivos e ações estratégicas para a empresa em estudo. Verificou-se que a aplicação do método do BSC, apresentou viabilidade de adaptação com a Gestão do Conhecimento para o tipo de empresa em estudo, como também os desdobramentos nas diversas perspectivas. O conjunto de indicadores relacionados à Gestão do Conhecimento elaborados e ordenados nas diversas perspectivas, ligados aos objetivos da empresa, permitirá um controle mais amplo e efetivo, possibilitando desta forma que os colaboradores da empresa possam conhecer as estratégias e resultados esperados, como também as suas relações de causa e efeito. Assim, o estudo enfatiza a instrumentação corporativa para que possa ocorrer a conversão do conhecimento individual em estratégico de forma contínua. As organizações devem estar preparadas para novos desafios, assim a Gestão do Conhecimento está aberta para que as organizações gerem ambientes à sua implantação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel - Indústria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paper industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategic planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Produção | - |
Título: dc.title | A melhoria da gestão na indústria de papel: alinhando a metodologia do Balanced Scorecard com a gestão do conhecimento | - |
Título: dc.title | The improving management in paper industry: alignment the Balanced Scorecard methodology with knowledge management | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: