Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Alcioni Galdino | - |
Autor(es): dc.contributor | Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar | - |
Autor(es): dc.contributor | Prais, Jacqueline Lidiane de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Charallo, Thalita Gabriela Comar | - |
Autor(es): dc.contributor | Gresczyscyzn, Marcella Cristyanne Comar | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Alcioni Galdino | - |
Autor(es): dc.creator | Armelin, Paula Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12350 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653893 | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, inclusive education has been a challenge for the school community, especially for teachers in the classroom, as they still lack theoretical and pedagogical understandings for the dissemination of knowledge, in order to provide all students with the same opportunities. Given the above, the objective of this work was to identify the training needs of high school teachers in regular education. With the application of a dissertation questionnaire regarding inclusive education and based on the answers of the research participants, an analysis was carried out to identify the main experiences mentioned, and most of the answers indicated that they have a greater experience in the inclusion of Deaf students and hearing impaired. Subsequently there was the development of the information material in folder format as an aid to the teacher in the inclusive practice regarding the attendance of this target audience. The folder was delivered to the participants, who had one week to do their reading and finally, another questionnaire was applied to verify if the material developed contributed to meet the training needs of the participating teachers and the results obtained show that the folder was perceived as having a simple, clear and objective language and that the participants liked the material, in addition to considering the matter important and necessary. | - |
Descrição: dc.description | No Brasil, a educação inclusiva tem sido um desafio para a comunidade escolar, principalmente para os professores em sala de aula, pois estes ainda carecem de entendimentos teóricos e pedagógicos para a difusão do conhecimento, a fim de proporcionar a todos os alunos realmente as mesmas oportunidades. Dado o exposto, o objetivo deste trabalho foi identificar as necessidades formativas de professores do Ensino Médio na educação regular. Com a aplicação de um questionário dissertativo a respeito da educação inclusiva e a partir das respostas dos participantes da pesquisa, realizou-se uma análise para identificar as principais vivências citadas, e a maioria das respostas indicou que eles possuem maior experiência com a inclusão de alunos Surdos e Deficientes Auditivos. Posteriormente houve o desenvolvimento do material informativo em formato de folder como auxílio ao professor na prática inclusiva frente ao atendimento desse público-alvo. O folder foi entregue aos participantes, os quais tiveram uma semana para fazer sua leitura e, por fim, foi aplicado outro questionário dissertativo para verificar se o material desenvolvido contribuiu para suprir as necessidades formativas dos professores participantes e os resultados obtidos mostram que o folder foi percebido como tendo uma linguagem simples, clara e objetiva e que os participantes gostaram do material, além de considerarem o assunto importante e necessário. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Folhetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes auditivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pamphlets | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hearing impaired | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Folder informativo para práticas pedagógicas inclusivas: uma ferramenta didática sobre alunos surdos e com deficiência auditiva | - |
Título: dc.title | Information folder for inclusive pedagogical practices: a didactic tool on deaf and hearing impaired students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: