Folder informativo para práticas pedagógicas inclusivas: uma ferramenta didática sobre alunos surdos e com deficiência auditiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Alcioni Galdino-
Autor(es): dc.contributorGresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar-
Autor(es): dc.contributorPrais, Jacqueline Lidiane de Souza-
Autor(es): dc.contributorCharallo, Thalita Gabriela Comar-
Autor(es): dc.contributorGresczyscyzn, Marcella Cristyanne Comar-
Autor(es): dc.contributorVieira, Alcioni Galdino-
Autor(es): dc.creatorArmelin, Paula Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653893-
Descrição: dc.descriptionIn Brazil, inclusive education has been a challenge for the school community, especially for teachers in the classroom, as they still lack theoretical and pedagogical understandings for the dissemination of knowledge, in order to provide all students with the same opportunities. Given the above, the objective of this work was to identify the training needs of high school teachers in regular education. With the application of a dissertation questionnaire regarding inclusive education and based on the answers of the research participants, an analysis was carried out to identify the main experiences mentioned, and most of the answers indicated that they have a greater experience in the inclusion of Deaf students and hearing impaired. Subsequently there was the development of the information material in folder format as an aid to the teacher in the inclusive practice regarding the attendance of this target audience. The folder was delivered to the participants, who had one week to do their reading and finally, another questionnaire was applied to verify if the material developed contributed to meet the training needs of the participating teachers and the results obtained show that the folder was perceived as having a simple, clear and objective language and that the participants liked the material, in addition to considering the matter important and necessary.-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, a educação inclusiva tem sido um desafio para a comunidade escolar, principalmente para os professores em sala de aula, pois estes ainda carecem de entendimentos teóricos e pedagógicos para a difusão do conhecimento, a fim de proporcionar a todos os alunos realmente as mesmas oportunidades. Dado o exposto, o objetivo deste trabalho foi identificar as necessidades formativas de professores do Ensino Médio na educação regular. Com a aplicação de um questionário dissertativo a respeito da educação inclusiva e a partir das respostas dos participantes da pesquisa, realizou-se uma análise para identificar as principais vivências citadas, e a maioria das respostas indicou que eles possuem maior experiência com a inclusão de alunos Surdos e Deficientes Auditivos. Posteriormente houve o desenvolvimento do material informativo em formato de folder como auxílio ao professor na prática inclusiva frente ao atendimento desse público-alvo. O folder foi entregue aos participantes, os quais tiveram uma semana para fazer sua leitura e, por fim, foi aplicado outro questionário dissertativo para verificar se o material desenvolvido contribuiu para suprir as necessidades formativas dos professores participantes e os resultados obtidos mostram que o folder foi percebido como tendo uma linguagem simples, clara e objetiva e que os participantes gostaram do material, além de considerarem o assunto importante e necessário.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectFolhetos-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes auditivos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectPamphlets-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf - Education-
Palavras-chave: dc.subjectHearing impaired-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleFolder informativo para práticas pedagógicas inclusivas: uma ferramenta didática sobre alunos surdos e com deficiência auditiva-
Título: dc.titleInformation folder for inclusive pedagogical practices: a didactic tool on deaf and hearing impaired students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.