Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Gerson Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Gerson Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Não consta | - |
Autor(es): dc.contributor | Não consta | - |
Autor(es): dc.creator | Meira, Francieli Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22262 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653881 | - |
Descrição: dc.description | This study has an objective to develop an Assessment in a schoolbuilding APAE (AssociationofParentsandFriendsofExceptionals) of Pato Branco, focusingonfiresafety installations and panic. The methodology used in this study was based on the theoretical assumptions of post-occupancy evaluation and assessment methods for technical and constructive type for fire safety. The survey was developed through technical visits and iconographic record aiming to raise and assess the equipment and systems at the existing building to prevent and combat on fire . For the evaluation were used security parameters required by the Fire Department of the State of Paraná . As a tool for preparing proposals for adaptation and improvement of the overall system of prevention and firefighting and panic, it was used the method of matrix performance in which was defined the degree of importance and the degree of compliance with the requirements of legislation for each variable system . As a result of this research, it denotes the preventive survey through the building floor plan, verification and analysis of care standards requirements. The evaluation is that a system of fire safety and handicapped panic is important in case of a claim for both users of the building, and workers in particular since many students have difficulties in walking; and as well as to all the physical assets of plant and equipment. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo elaborar uma Avaliação em um edifício escolar da APAE (Associação de Pais e amigos dos excepcionais) de Pato Branco com enfoque nas instalações de segurança contra incêndio e pânico. A metodologia utilizada neste estudo baseou-se nos pressupostos teóricos da avaliação pós-ocupação e nos métodos de avaliação do tipo técnico-construtivo para a segurança contra incêndio. A pesquisa foi desenvolvida por meio de visitas técnicas in loco e registro iconográfico com o objetivo de levantar e avaliar os equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndios existentes na edificação em estudo. Para a avaliação da instalação foram utilizados os parâmetros de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. Como ferramenta para elaboração de propostas de adequação e melhoria do sistema global de prevenção e combate a incêndio e pânico, utilizou-se o método da matriz de importância e desempenho no qual se definiu o grau de importância e de atendimento as exigências da legislação para cada variável do sistema. Como resultado dessa pesquisa, apresenta-se o levantamento preventivo por meio de planta baixa da edificação, a verificação e análise do atendimento as exigências normativas. A avaliação que se faz é a de um sistema de segurança contra incêndio e pânico deficiente, em caso de sinistro tanto para os usuários da edificação, trabalhadores e em particular aos alunos, visto que muitos possuem dificuldades de locomoção; e também para todo o patrimônio físico de instalações e equipamentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Segurança do Trabalho | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção de incêndios - Inspeção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes escolares - Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incêndios - Fatores de risco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fire prevention - Inspection | - |
Palavras-chave: dc.subject | School accidents - Prevention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fires - Risk factors | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | - |
Título: dc.title | Avaliação em edifício escolar: segurança contra incêndios - APAE | - |
Título: dc.title | Evaluation in school building: fire safety - APAE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: