Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoi, Walmor Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Godoi, Walmor Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Luciana Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antônio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24291 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653865 | - |
Descrição: dc.description | This research work in the field of Didactics relates the educational techniques of Pedagogy Freinet and its principles expressed in the Charter of the Modern School and the current proposals for the Education of the Future, which advocate the valorization of active, media, technological and communicational methodologies with emphasis on interactivity, represented by relevant works by professors and researchers José Armando Valente, Ismar de Oliveira Soares and José Manuel Moran. It was proposed here to reflect on the origin of current innovative practices from the History of Education, especially the Modern School Movement that was born in France in the 1930s. The work resulted in the expansion of educational perspectives in the field of social responsibility in Education, which it uses technological languages in proposing a more just and egalitarian democratic society. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa no campo da Didática relaciona as técnicas educativas da Pedagogia Freinet e seus princípios expressos na Carta da Escola Moderna e as atuais propostas para a Educação do Futuro, que preconizam a valorização das metodologias ativas, midiáticas, tecnológicas e comunicacionais com ênfase na interatividade, representado por trabalhos relevantes dos professores e pesquisadores José Armando Valente, Ismar de Oliveira Soares e José Manuel Moran. Foi proposta aqui reflexão sobre a origem das práticas inovadoras atuais a partir da História da Educação, especialmente do Movimento da Escola Moderna que nasceu na França na década de 1930. O trabalho resultou na ampliação das perspectivas educativas no campo da responsabilidade social da Educação, que se utiliza das linguagens tecnológicas na propositura de uma sociedade democrática mais justa e igualitária. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freinet, Celestin, 1897-1996 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pourtois, Jean-Pierre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lévy, Pierre, 1956- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morin, Edgar, 1921- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desmet, Huguette | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Contribuições da pedagogia Freinet para a educação do futuro | - |
Título: dc.title | Contributions of Freinet pedagogy to the education of the future | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: