Contribuições da pedagogia Freinet para a educação do futuro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoi, Walmor Cardoso-
Autor(es): dc.contributorGodoi, Walmor Cardoso-
Autor(es): dc.contributorLima, Luciana Vieira de-
Autor(es): dc.contributorMartins, Alisson Antônio-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:29:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:29:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653865-
Descrição: dc.descriptionThis research work in the field of Didactics relates the educational techniques of Pedagogy Freinet and its principles expressed in the Charter of the Modern School and the current proposals for the Education of the Future, which advocate the valorization of active, media, technological and communicational methodologies with emphasis on interactivity, represented by relevant works by professors and researchers José Armando Valente, Ismar de Oliveira Soares and José Manuel Moran. It was proposed here to reflect on the origin of current innovative practices from the History of Education, especially the Modern School Movement that was born in France in the 1930s. The work resulted in the expansion of educational perspectives in the field of social responsibility in Education, which it uses technological languages in proposing a more just and egalitarian democratic society.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de pesquisa no campo da Didática relaciona as técnicas educativas da Pedagogia Freinet e seus princípios expressos na Carta da Escola Moderna e as atuais propostas para a Educação do Futuro, que preconizam a valorização das metodologias ativas, midiáticas, tecnológicas e comunicacionais com ênfase na interatividade, representado por trabalhos relevantes dos professores e pesquisadores José Armando Valente, Ismar de Oliveira Soares e José Manuel Moran. Foi proposta aqui reflexão sobre a origem das práticas inovadoras atuais a partir da História da Educação, especialmente do Movimento da Escola Moderna que nasceu na França na década de 1930. O trabalho resultou na ampliação das perspectivas educativas no campo da responsabilidade social da Educação, que se utiliza das linguagens tecnológicas na propositura de uma sociedade democrática mais justa e igualitária.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFreinet, Celestin, 1897-1996-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de informação-
Palavras-chave: dc.subjectPourtois, Jean-Pierre-
Palavras-chave: dc.subjectLévy, Pierre, 1956--
Palavras-chave: dc.subjectMorin, Edgar, 1921--
Palavras-chave: dc.subjectDesmet, Huguette-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication and technology-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleContribuições da pedagogia Freinet para a educação do futuro-
Título: dc.titleContributions of Freinet pedagogy to the education of the future-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.