Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Daniela Zimmermann | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Simone Maria Barbosa Nery | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardes, Sandra Maria Franco Domingos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20298 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653855 | - |
Descrição: dc.description | Attempting to provide the use of ITC (INFORMATION AND COMMUNICATION TECNOLOGY) in teaching and learning processes, it was proposed in this research which brings the following guiding question: How TIC can transform our institutional habits of teaching and learning? Therefore, it was defined as objective demonstrate the effectiveness of ITC in the teaching and learning; conceptualizing literacy and multiple literacies, and identify the ICT in the applicability of a pedagogical work with the use of stop-motion. As theoretical foundations of activity were used research Rojo (2012), Lemke (2003), Kenski (2003), Soares (2004), Kleiman (2005) and Moran (1999), which deal, among other things, the multiple literacies processes with pedagogical approach. We developed a survey (parallel to a practice lesson Portuguese) in which the students of the third grade students of a private school were encouraged to live, actively in relevant content to the series. The survey was intended to drive through observation of comparative elements, the production of your own videos, choosing, for example, pictures, music, riding scenes and setting scenarios to finally record the speeches. Preliminary results showed the enchantment of students, as well as involvement in research with images from the internet, in the production of scenarios and recording the speeches. Participating teachers confirmed the commitment of students in the classroom, in order to fulfill satisfactorily the activities they were proposed. | - |
Descrição: dc.description | Em uma tentativa de proporcionar a utilização das TIC (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) nos processos de ensino e aprendizagem, surgiu a proposta desta pesquisa que traz como questão norteadora: Como as TIC podem transformar nossos hábitos institucionais de ensinar e de aprender? Para tanto, definiu-se como objetivos demonstrar a eficácia das TIC no processo de ensino e de aprendizagem; conceituar alfabetização, letramento e os múltiplos letramentos, além de Identificar as TIC na aplicabilidade de um trabalho pedagógico com o uso do stop-motion. Como fundamentos teóricos da atividade foram utilizadas pesquisas de Rojo (2012), Lemke (2003), Kenski (2003), Soares (2004), Kleiman (2005) e Moran (1999), que tratam, dentre outros aspectos, dos processos de multiletramento com enfoque pedagógico. Desenvolveu-se uma pesquisa (paralela a uma prática da aula de Língua Portuguesa) na qual os alunos da terceira série do Ensino Fundamental de um colégio particular foram incentivados a vivenciar, de maneira ativa, os conteúdos pertinentes à série. A pesquisa teve a intenção de conduzir, por meio de observação de elementos comparativos, a produção de seus próprios vídeos, escolhendo, por exemplo, imagens, músicas, montando cenas e definindo cenários para finalmente gravar as falas. Resultados preliminares mostraram um encantamento dos alunos, assim como um envolvimento na pesquisa com imagens da internet, na produção dos cenários e na gravação das falas. As professoras, participantes da atividade, apresentaram que puderam conferir o comprometimento dos alunos em sala de aula, de modo a cumprir satisfatoriamente com as ações que lhes foram propostas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Título: dc.title | Tecnologias da Informação e Comunicação: transformando nossos hábitos institucionais de ensinar e aprender | - |
Título: dc.title | Information and communication technologies: transforming our institutional habits of teaching and learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: