Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências

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Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.creatorAbe, Rosa Shizue-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:29:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:29:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653854-
Descrição: dc.descriptionThe current work aimed to investigate the theme Vaccination in the twelve science textbooks of the seventh year of the most recent PNLD/2019, reformulated according to the proposals of the National Common Curricular Base (NCCB). The data were analyzed according to the methodological assumptions of Content Analysis based on eight categories: Organization in the textbook, Vaccination campaigns, History of Science or historical facts, Contemporary themes, Local context, Personal context, Public health indicator, and Governmental action. It was evidenced that the textbooks treated vaccination both from a biological perspective and through a socio­political approach.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve com o objetivo investigar a temática Vacinação nos doze livros didáticos de Ciências do sétimo ano do último PNLD/2019, reformulados de acordo com as proposições da Base Nacional Comum Curricular. Os dados foram analisados segundo os pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo com base em oito categorias: Organização no livro didático, Campanhas de vacinação, História da Ciência ou fatos históricos, Temas contemporâneos, Contexto local, Contexto Pessoal, Indicador de saúde pública e Ação Governamental. Foi evidenciado que os livros didáticos trataram a vacinação tanto no âmbito biológico como numa abordagem sóciopolítica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVacinas-
Palavras-chave: dc.subjectLivros-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectVaccines-
Palavras-chave: dc.subjectBooks-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titlePercepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências-
Título: dc.titlePerceptions about vaccination content in science textbooks-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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