Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Cristiano | - |
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Silvio Andrade Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27116 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653848 | - |
Descrição: dc.description | Based on the approaches and methodologies used to promote reading throughout the 20th century and implications arising from the digital age -- especially with different supports and possibilities provided by technology --, this study analyzes the young people's act of reading literary texts. Initially, this research presents a brief history of those methodologies from the 20th century until nowadays. After analyzing the reader's behavior and its relationship with the literary text discussed in recent research, it was possible to discover difficulties in reading. Because of that, this study proposes using the design thinking approach combined with other methodologies and approaches to promote literary reading. In this sense, the idea is to bring readers to different media, enhance their practices, make them a subject who identifies themselves in the text, developing the sense of belonging in the context of literary content. Furthermore, making these students protagonists of the reading activity and (re)signify theories and methods that persist in the curricula often causing strangeness and distancing the student from the reading activity. The proposal of applying the design thinking approach extends the repertoire of mechanisms and instruments available to the teacher, providing teaching practices that promote and integrate the students' relationship with the reading process through a dynamic that provides a scenario in which the student can become the protagonist of their reading and promote their approach to literary works. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho pretende analisar o ato de leitura do texto literário pelos jovens, a partir do histórico de abordagens e metodologias utilizadas para promover a leitura no decorrer do século XX e das implicações surgidas na era digital, especialmente com o avanço da tecnologia, proporcionando diferentes suportes e possibilidades de apresentação dos textos. Inicialmente, apresenta-se um breve histórico das metodologias aplicadas no decorrer do século XX até o presente. Analisando observações identificadas em pesquisas recentes sobre o comportamento do leitor e sua relação com o texto literário e indicando dificuldades no ato de leitura, propomos a utilização da abordagem do design thinking aliada às metodologias e abordagens até então utilizadas, no sentido de promover a leitura de textos literários e, desta maneira, trazer o leitor de mídias diversas, potencializar suas práticas, torná-lo um sujeito que se identifique com o texto e desenvolva o sentido de pertencimento no contexto do conteúdo literário. De forma a tornar estes alunos protagonistas da atividade de leitura e (re)significar teorias e mé- todos que perduram nos currículos, muitas vezes causando estranheza e afastando o aluno da atividade de leitura. A proposta de aplicar a abordagem design thinking estende o repertório de mecanismos e instrumentos à disposição do docente, proporcionando práticas didáticas que permitam promover e integrar a relação dos estudantes com o processo de leitura por intermé- dio de uma dinâmica que proporcione um cenário no qual o aluno possa se tornar protagonista da sua leitura e promover sua aproximação com as obras literárias. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hypertext literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Uma abordagem de leitura utilizando o design thinking | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: