O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorMansano Neto, João-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.creatorMergener, Marisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:29:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:29:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653846-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, analisamos e discutimos a importância da leitura na vida dos alunos, que frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental. Apontamos alguns pontos negativos que contribuem para o desinteresse das crianças pela leitura, principalmente, pelos contos de fadas, embora a leitura de contos seja importante para a formação da personalidade, nos aspectos cognitivos, sociais e psicológicos da criança, segundo Bettelhein (2002). Portanto, deve ser um gênero a ser trabalhado na escola pelos educadores, trazendo o conto para a realidade do aluno. Dessa forma, o presente artigo objetiva sugerir uma aplicação de uma sequência didática, aliando o Método Recepcional (AGUIAR; BORDINI, 1993), que propõe a execução de 5 etapas essências, para que o processo de aquisição da leitura seja significativo e prazeroso, e a Sequência Básica (COSSON, 2006), que busca, através do letramento literário, construir o processo de leitura. A sequência é voltada para o 6.º ano do Ensino Fundamental, partindo da leitura de contos de fadas. Como pressupostos teóricos, além dos autores mencionados, serão utilizados a Teoria da Estética da Recepção, de Jauss (1994), estudos sobre contos de fadas, de Bettelhein (2002), além de pesquisas sobre a Literatura Infantil e Juvenil, de Hunt (2010), Lajolo (1999), Coelho (2010), entre outros, objetivando apontar métodos que possam auxiliar os educadores a tornar o processo de aquisição da leitura mais significativa e prazerosa, assim como, levar o educando a “deixar” a zona de conforto e buscar ampliar seus horizontes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectContos de fadas-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores - Reação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEstética na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectFairy tales-
Palavras-chave: dc.subjectReader-response criticism-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics in literature-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleO despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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