Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Simone de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Jacqueline Peixoto | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Simone de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Brittes, Marisangela Pacheco | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rafael Alves Paes de | - |
Autor(es): dc.creator | Eyng, Guilherme Lütkemeyer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653822 | - |
Descrição: dc.description | Teachingpaleontologyatinitialeducationallevelsisanimportantmatter. Thesubjectdeals with millions of years of knowledge accumulated, such as geological and geographic changes, in addition to the entire evolutionary process of the species. However, innovative resources to teach in this context are scarce, therefore requiring innovative ways of promoting the insertion of these contents in the classroom, as well as promoting the engagement and the motivation of students. Game-based learning has great potential to fill such a gap. This work aims to use game-based learning to improve the teaching-learning process in the field of paleontology. To reach this goal, this work proposes a board game supported by a software that uses features of Augmented Reality. Therefore, students can study while having fun in an immersive and motivating environment. A pilot study was conducted with students of a Biological Sciences graduation course trying to verify or increase the use of data before and after the use of PaleoExtinção game. This pilot study revealed that the paleontological contents contained in the game were absorbed by students, showing a large increase in learning. A study about students’ motivational gains involved was also conducted, showing the games with Augmented Reality under these conditions, and may be more attracted to the traditional classes, besides showing the game applied in the teaching-learning process. The game is designed to make it easier to build new board games for the same purpose but for any other discipline. | - |
Descrição: dc.description | O estudo da paleontologia em nível básico de ensino é de grande relevância, pois é uma ciência que trata do estudo dos seres antigos, além de mudanças geológicas e geográficas. Porém, o ensino da paleontologia nesse contexto ainda é carente de formas inovadoras de se promover a inserção de conteúdos em sala de aula ao mesmo tempo promovendo o engajamento e a motivação dos estudantes. A aprendizagem baseada em jogos tem grande potencial de sanar tais condições, contribuindo para maximizar a aprendizagem dos estudantes. Visando utilizar essa metodologia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de paleontologia, esse trabalho apresenta um jogo de tabuleiro que faz uso de recursos de Realidade Aumentada por meio de uma aplicação móvel. Dessa forma, os estudantes aprendem os conteúdos de paleontologia enquanto se divertem em um ambiente imersivo e motivador. Um estudo piloto foi conduzido com alunos de graduação em Ciências Biológicas tentando verificar o aumento de aprendizado usando dados anteriores e posteriores ao uso do jogo PaleoExtinção. Esse estudo piloto revelou que os conteúdos paleontológicos contidos no jogo foram absorvidos com eficácia pelos estudantes, mostrando um grande aumento na aprendizagem. Um estudo a respeito dos ganhos motivacionais dos estudantes envolvidos também foi conduzido, mostrando que jogos com Realidade Aumentada nessas condições podem ser mais atraentes do que aulas tradicionais, além de mostrar que o jogo ajudou no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi construído de forma a facilitar a construção de novos jogos de tabuleiro com o mesmo propósito porém para qualquer outra disciplina. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Software | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paleontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paleontology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Paleoextinção: jogo em realidade aumentada para o ensino de paleontologia | - |
Título: dc.title | Paleoextinção: augmented reality game for teaching paleontology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: