Uma proposta de sequência didática para o ensino de colisões numa perspectiva CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorSchiavon, Gilson Junior-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorFontes, Adriana da Silva-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Luciano-
Autor(es): dc.creatorFusinato, Mauricio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:29:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:29:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653756-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: sequência didática para o ensino de colisões numa perspectiva CTS-
Descrição: dc.descriptionThe proposed theme “collisions in traffic” has as an origin the daily dissemination of traffic accidents in the media, which steal lives or leave irrecoverable sequels. The objective of the present work was to develop and apply a didactic sequence as an educational product directed to high school about traffic collisions, identifying the physical concepts that are present in real collisions every day, in a Science Tecnology and Society - STS perspective. It was used in the development of the sequence some texts, experiments, simulations and tests. It is believed that, through the didactic sequence strategy, it is possible to advance in knowledge appropriation by the learners, about the physical concepts present in traffic collisions, giving them the opportunity of expressing their doubts and hits, conceptions and ideas, in a very interactive way that allows to the teacher some interventions when necessary, creating an environment of debate and exchange of constructive and pleasurable experiences. During the application, it was noted that the students were gradually involving in the project, however with a predisposition to experimental activities. It was clear that when they could handle and discuss with each other, there was a bigger satisfaction among them. The approach of the theme traffic accidents involves a considerable amount of physical concepts, and therefore, we understand that the collisions in traffic theme should be present in the school curriculum of basic school, since it would be a great educational opportunity for young students to become aware of personal responsibilities as good citizens.-
Descrição: dc.descriptionO tema proposto “colisões no trânsito” tem como origem a divulgação cotidiana na mídia de acidentes de trânsito, que ceifam vidas ou deixam sequelas irrecuperáveis. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência didática como produto educacional direcionado ao ensino médio sobre colisões no trânsito, identificando conceitos físicos presentes em colisões reais do cotidiano, numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Utilizou-se no desenvolvimento da sequência textos, experimentos, simulação e testes. Acredita-se que, por meio da estratégia de sequência didática, seja possível avançar na apropriação do conhecimento pelos aprendizes, sobre os conceitos físicos presentes nas colisões de trânsito, dando a eles a oportunidade de manifestar suas dúvidas e acertos, concepções e ideias, de uma forma bastante interativa e que permite ainda ao professor intervenções quando necessárias, criando um ambiente de debates e trocas de experiências construtivo e prazeroso. Durante a aplicação, notou-se um gradativo envolvimento dos alunos, porém, com mais pré-disposição para as atividades experimentais. Ficou claro que quando eles podem manusear e discutir entre si, há uma maior satisfação entre os participantes. A abordagem do tema acidentes de trânsito envolve uma quantidade considerável de conceitos físicos e por isso, entendemos que o tema colisões de trânsito deveria constar no currículo escolar da escola básica, pois seria uma ótima oportunidade educacional para os jovens estudantes tomarem consciência desde cedo, das responsabilidades pessoais de cada cidadão de bem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectColisões (Física)-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCollisions (Physics)-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic accidents-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino de colisões numa perspectiva CTS-
Título: dc.titleA didatic sequence proposal for the teaching of collisions in a STS perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.