Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.creator | Felix, Jaqueline Pivetta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26781 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653713 | - |
Descrição: dc.description | Technology is part of everyday life and has therefore entered the school environment. The present work of completion of the course has as general objective to explore the contributions of the use of technologies in schools for the development and learning of children, for the elaboration of new educational practices and readjustment of the existing ones according to the needs found, aiming to collaborate with the teachers' work. The nature of the research carried out is applied. As for the approach, the research is a Mixed methods approach, as both qualitative and quantitative data are used. Regarding the objectives, the research is exploratory. As for the procedures adopted for data collection, bibliographic research and survey research were used. In the survey survey, the questionnaires were made and distributed by the tool Google Docs with 13 questions about the use of technologies in school for professionals of Basic Education. Most questions in the questionnaire were closed with dichotomous answers. Data analysis will be done according to the Thurstone scale. At the end of the research, it is concluded that despite the great importance of the use of technology for the teaching and learning process, technology is not always used, whether due to lack of equipment, training or knowledge of existence. | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia faz parte da vida cotidiana e por isso adentrou o ambiente escolar. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral explorar as contribuições do uso das tecnologias nas escolas para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, para elaboração de novas práticas educativas e readequação das já existentes de acordo com as necessidades encontradas, visando colaborar com o trabalho dos professores. A natureza da pesquisa realizada é aplicada. Quanto à forma de abordagem, a pesquisa é Abordagem de métodos mistos, pois se utilizam tanto de dados qualitativos como de dados quantitativos. Em relação aos objetivos, a pesquisa é exploratória. Quanto aos procedimentos adotados na coleta de dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a pesquisa com survey. Na pesquisa com survey, os questionários foram feitos e distribuídos pela ferramenta Google Docs com 13 perguntas sobre o uso de tecnologias na escola para profissionais da Educação Básica. A maioria das questões do questionário eram fechadas com respostas dicotômicas. A análise dos dados será feita de acordo com a escala tipo Thurstone. Ao fim da pesquisa, conclui-se que apesar da grande importância do uso da tecnologia para o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia nem sempre é utilizada, seja por falta de equipamentos, formação ou conhecimento da existência. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O uso de tecnologia nas escolas na educação básica | - |
Título: dc.title | The use of technologies in schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: