Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gustavo Henrique Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Kretzschmar, Leonardo Adolfo Sandim | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Lucas Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7777 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653684 | - |
Descrição: dc.description | This project describes an electronic game which was developed through the appropriation of the intervention concept, from the philosopher Vilém Flusser. A prototype of the game was developed with intervenient characteristics. For that, the roots of thought from Flusser that sustain his intervention concepts were dissected, considering also the studies from Johan Huizinga as theoretical basis for such platform. Together with Flusser, Huizinga, Jesse Schell and Chris Crawford deepen the study towards the electronic game and through the conceptions that give form to such hypermedia. A presentation of the market and the development of such media throughout the years complete the necessary basis for the study of game examples that already possess such intervention concept. Then, an analysis of the prototype will be created, under the lenses of the concepts explored until then. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste projeto é se apropriar do conceito de intervenção do filósofo Vilém Flusser para fundamentar a produção de um jogo eletrônico. Um protótipo de jogo eletrônico com características de intervenção foi desenvolvido. Para isso foi dissecada as raízes do pensamento de Flusser que sustentam seu conceito de intervenção utilizado-se também dos estudos de Johan Huizinga como fundamentação teórica desta plataforma. Juntamente com Flusser, Huizinga, Jesse Schell e Chris Crawford aprofundam o estudo em direção ao jogo eletrônico e as concepções que dão forma a esta hipermídia. Uma apresentação do mercado e o desenvolvimento desta mídia através dos anos completa os fundamentos necessários para que possa ser analisado exemplos de jogos no mercado que já apresentem o conceito de intervenção, para finalmente gerar uma análise do protótipo produzido sob a lente dos conceitos já apresentados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Desenho Industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação homem-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human-computer interation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Título: dc.title | O jogo eletrônico como interventor: possibilidades de mediação desde o processo de produção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: